Carreira de J. Peças Lopes foi recentemente distinguida pelo CIGRÉ.

João Peças Lopes, diretor do INESC Porto e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, acaba de editar a obra Electric Vehicle Integration into Modern Power Networks, em coautoria com o investigador Rodrigo Garcia Valle, da Universidade Técnica da Dinamarca.

Publicado pela editora Springer, este livro oferece uma visão dos desafios e oportunidades colocados pela progressiva integração no quotidiano de veículos elétricos nas redes elétricas.

Electric Vehicle Integration into Modern Power Networks“ divide-se em nove capítulos redigidos por investigadores e profissionais da indústria e da academia, entre eles atuais e antigos investigadores do INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto.

João Peças Lopes é especializado em integração de fontes de energia renovável em sistemas de energia (nomeadamente energia eólica), análise do comportamento dinâmico de sistemas elétricos de energia, micro-redes, redes elétricas inteligentes e integração de veículos elétricos em redes elétricas. Recentemente, viu o seu percurso científico distinguido com o Special Award do Study Committee C6 atribuído pelo CIGRÉ (International Council on Large Electric Systems).