Henrique Cyrne Carvalho, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi eleito, no passado dia 9 de dezembro, o novo Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), para o biénio 2021‐2022.

O CEMP é um órgão constituído pelas oito Escolas Médicas Portuguesas, nele representadas pelos seus diretores ou presidentes, que procura promover a harmonização da atuação das Escolas de Medicina do país em matérias de interesse comum, com vista ao desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação da Medicina Portuguesa.

O diretor do ICBAS vai ocupar, a partir de janeiro, o lugar até agora preenchido por Fausto J. Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. A sede do CEMP passará, assim, para o Porto.

Para o mandato que está prestes a iniciar, Henrique Cyrne Carvalho pretende “dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelos presidentes do CEMP” que o antecederam, “reforçando o foco na melhoria contínua da educação médica a nível nacional”.

É também uma prioridade do novo presidente apostar na “proteção dos estudantes de medicina relativamente ao seu bem-estar físico e psíquico, contrariando a pressão que a atual pandemia tem colocado a toda a comunidade académica”.

O “projeto One Health  será outra das apostas de Henrique Cyrne de Carvalho, tendo em vista “a discussão da saúde no seu conceito mais lato, a nível nacional e internacional”.

Sobre Henrique Cyrne Carvalho

A ligação de Henrique Cyrne Carvalho ao ICBAS conta com mais de 40 anos, tendo começado como estudante, em 1977. Concluiu o curso de Medicina em 1983 e iniciou a sua atividade docente (como Monitor da Cadeira de Medicina 1) dois anos depois, a qual exerceu em paralelo com a prática clínica como médico cardiologista.

Em 2001, doutorou-se em Medicina pela U.Porto (2001), sob orientação do cardiologista Damião Cunha. Em 2011, assumiu a regência da Unidade Curricular de Medicina 1 do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) do ICBAS, curso que dirigiu de 2016 a 2018, até ser eleito diretor do Instituto.

Na qualidade de Professor Catedrático Convidado (2017), desempenhou ainda funções no Conselho de Representantes do ICBAS (2014-2018) e como membro do Conselho Científico.

Henrique Cyrne Carvalho é diretor do ICBAS desde 2018. (Foto: DR)

Henrique Cyrne Carvalho exerceu a prática clínica no Hospital de Santo António – Centro Hospitalar do Porto, onde dirigiu o Serviço de Cardiologia e o Laboratório de Hemodinâmica. Com vasto trabalho na área da Cardiologia de Intervenção, participou na realização de perto de 50 mil cateterismos cardíacos, diagnósticos e terapêuticos, e na implantação de mais de 50 próteses valvulares aórticas percutâneas.

Enquanto investigador, é autor de mais de meia centena de artigos em publicações científicas nacionais e internacionais, no domínio da Cardiologia. É membro da UMIB (Unit for Multidisciplinary Research in Biomedicine) Research Group desde 2017, protagonizou mais de centena e meia de palestras e participações em reuniões científicas nacionais e internacionais, orientou mais de 20 teses de Mestrado e de Doutoramento, e fez parte das Comissões Organizadora, Científica ou de Honra em 24 reuniões científicas, incluindo cinco edições do Congresso Português de Cardiologia.

Ainda no âmbito da sua atividade profissional, é sócio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), da Associação Europeia de Cardiologia de Intervenção (EAPCI), da Associação Portuguesa de Pacing Cardíaco (APAP) e do Conselho Português de Ressuscitação (CPR).