Jorge Olímpio Bento (ao centro na foto) é Professor Catedrático da FADEUP desde 1993. (Foto: DR)

Jorge Olímpio Bento, professor e diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguido com o prémio TOP FIEP BRASIL 2015/16 (categoria Profissionais), atribuído pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP). Esta distinção, criada há 12 anos com o objetivo de homenagear aqueles que mais se destacam nos diferentes domínios da Educação Física, resulta de uma votação online e foi entregue no 31º Congresso Internacional de Educação Física, que decorre em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná (Brasil).

Durante o evento, Jorge Olímpio Bento recebeu igualmente a Comenda da Ordem da Educação Física, a maior honraria entregue pelo Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná (CREF9/PR). Esta homenagem é dada a profissionais de Educação Física que contribuíram de alguma forma para o crescimento da classe e no caso em específico pelos serviços prestados a comunidade académica internacional.

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e doutorado em 1982 na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald (Alemanha), Jorge Olímpio Bento é Professor Catedrático da Faculdade de Desporto da U.Porto desde maio de 1993, tendo sido Presidente do Conselho Científico (1986-1996). Entre 1995 e 1998, assumiu o cargo de Pró-Reitor da Universidade do Porto.

Primeiro diretor da FADEUP eleito – em 2010 – após a entrada em vigor das alterações estatutárias impostas pelo Regime Jurífico das Instituições de Ensino Superior, desempenhou as funções de Presidente do Conselho Superior do Desporto de Portugal (2001-2002) e foi Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Porto (1997-1999). Em 2007 e 2012 foi distinguido como Doutor Honoris Causa, respetivamente pela Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (Brasil) e pela Kasetsart University, Bangkok (Tailândia).