rbbrenner_300

Como podem os jornalistas melhor aproveitar as potencialidades da realidade virtual será o tema central da palestra de R. B. Brenner.

(ATUALIZAÇÃO: Por motivos alheios à U.Porto, este evento foi adiado para 9 de junho de 2016, quando estava originalmente anunciado para 3 de junho.)

Às 15h00 do dia 9 de junho, o Diretor da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), R. B. Brenner, desloca-se à Universidade do Porto para proferir uma conferência sobre as potencialidades e os perigos do jornalismo imersivo.

The Power, Potential and Perils of Immersive Journalism – What a legacy newspaper journalist has learned, and had to unlearn, while diving headfirst into virtual reality, and why many of his most valuable collaborators are not journalists” é o título desta conferência organizada pelo Media Innovation Labs (MIL), centro de competências da Universidade do Porto na área dos Media, com o apoio do Programa UT Austin | Portugal.

Antes de se dedicar ao ensino, R. B. Brenner desempenhou funções de jornalista e editor no conceituado jornal norte-americano The Washington Post. Aí foi um dos principais editores da cobertura ao caso do Massacre da Virgina Tech – distinguida com um Prémio Pulitzer em 2008 – e um dos responsáveis pelo processo de fusão das redações da versão impressa e da versão digital do jornal.

Na Universidade do Texas em Austin desde 2014, está presentemente a liderar uma equipa de estudantes de jornalismo, cinema e ciências dos computadores dedicada a projetos de realidade virtual, em parceria com o The Washington Post, tendo recebido uma bolsa do Knight Foundation Prototype Fund para desenvolver uma plataforma open-source de publicação de projetos de realidade virtual para jornalistas que não dispõem das competências computacionais para publicar as suas próprias reportagens imersivas.

A palestra irá decorrer no Anfiteatro 1 do MIL, sito na Praça Coronel Pacheco, 15, junto ao Pólo de Indústrias Criativas do UPTEC. O certificado de participação pode ser solicitado previamente e levantado no dia.

Mais informações através do telefone 220 408 400 ou do email [email protected].