Iniciativa visa divulgar as atividades e oportunidades de colaboração do DEI junto das empresas, do tecido industrial e da comunidade. (Foto: Pixabay/Creative Commons)

Decorre esta sexta-feira, dia 26 de maio, a primeira edição do Dia Aberto do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), uma iniciativa que pretende divulgar as atividades e oportunidades de colaboração do departamento junto das empresas, do tecido industrial e da comunidade.

‘Ensino’, ‘Investigação, Desenvolvimento e Inovação’ e ‘Transferência de Conhecimento e Extensão Universitária’ são os três grandes pilares de ação do DEI, que organizou um dia de reflexão sobre estes tópicos. Pretende-se deste modo lançar um olhar sobre o futuro através de debates temáticos que possam sugerir desafios e da definição de uma agenda de objetivos a serem alcançados pelo departamento, em colaboração estreita com a sociedade.

São três as principais temáticas abordadas neste dia aberto. O primeiro tópico intitula-se “O DEI e a Digitalização da Sociedade do Futuro”  e conta com a moderação do diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, João Pascoal Faria e com a participação de Carlos Oliveira, Diretor dos Serviços de Imagem, Comunicação e Cooperação da FEUP.

Já o segundo painel abordará o papel do “DEI ao Serviço da Inovação na Sociedade”, e traz à participação Carlos Costa, CEO da ARMIS Group, Fátima São Simão, Responsável pelo Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC e conta ainda com a moderação de Rui Penha, docente da FEUP  e investigador do INESC TEC.

O dia vai culminar com uma mesa redonda intitulada  ”O DEI e o Futuro da Profissão Engenheiro Informático”, que contará com a participação de Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros (OERN), Rui de Sousa Neves, Líder do PMO da Impacting Digital e Ex-Presidente da AlumniEI-FEUP e com a moderação de Cristina Ribeiro, docente da FEUP e investigadora do INESC TEC.

Estes compromissos estão assim bem espelhados no programa desta iniciativa, que conta com a participação de Raul Vidal, Diretor do DEI, Augusto Sousa, Vice Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP.

O dia aberto do DEI realiza-se no auditório B032 da FEUP, entre as 09h00 e as 13h30. A entrada é livre e gratuita, mas sujeita à inscrição prévia e à lotação da sala.

Mais informações no site do evento.