Com o propósito de aproximar as empresas do talento digital, a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto organizam, no próximos dias 15 e 16 de julho, a iniciativa Digital Days.

Numa altura em que tecnologias digitais são hoje essenciais em todas as atividades humanas, mas em que a escassez de talento digital é transversal a todas as organizações, esta configura-se como a oportunidade ideal para as empresas nacionais e estrangeiras se posicionarem estrategicamente no mercado do talento digital da região, ao mesmo tempo que contactam com a comunidade académica das áreas digitais, nos diversos graus e perfis oferecidos pela U.Porto.

É precisamente esse contacto que se pretende promover na Feira Virtual que, durante as tardes de 15 e 16 de julho, vai colocar “frente a frente” os estudantes/diplomados da FCUP e da FEUP nas áreas digitais e as várias empresas nacionais e estrangeiras participantes. Pelo caminho, os visitantes podem encontrar ofertas de emprego, bem como webinars e um chat direto com profissionais do mundo do trabalho.

Já as manhãs e a tarde do dia 16 estão reservadas para os Open Days dos Departamentos de Ciência da Computação (DCC-FCUP) (3) e de Engenharia Informática (DEI-FEUP), (4) em que serão apresentadas as valências de investigação e formação, e discutidas formas de colaboração com as empresas.

Os Digital Days contam com o apoio dos núcleos estudantis de engenharia informática (AlumniEI) e de ciência de computadores (NuCC), bem como do BEST Porto e do NIAEFEUP.

Mais informações (inscrições, programa, etc.) aqui.

O talento digital da U.Porto

Esta iniciativa resulta então de uma colaboração pioneira entre as faculdades de Ciências e de Engenharia que, em conjunto, estão a desenvolver uma nova oferta formativa que tem como ponto alto o lançamento, já no próximo ano letivo, das licenciaturas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Engenharia Informática e Computação.

De facto, o Porto tem-se consolidado como um destino atrativo para empresas de todo o mundo, em grande medida porque a Universidade se tem revelado capaz de formar excelentes jovens talentos nacionais e internacionais, e porque a cidade oferece uma qualidade de vida superior, com sustentabilidade e argumentos culturais e criativos que permitem reter esse talento.

Nas áreas digitais, a comunidade académica da U.Porto é uma das maiores do país. Com mais de 2500 estudantes, inscritos em 30 cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, colocam no mercado de trabalho mais de 500 graduados (25% do género feminino). No capítulo da internacionalização, referir que 12% dos estudantes destes cursos das áreas digitais são estrangeiros.

A Universidade do Porto foi também pioneira nas tecnologias digitais a nível nacional, tendo adquirido o primeiro computador da academia no final dos anos 60. Esse espírito inovador perdura no tempo, como prova a organização no Porto, em 2019, da mais prestigiada competição de programação informática do mundo.