A edição 2019 do Dia Nacional do Engenheiro foi mais um momento de homenagem a várias personalidades portuguesas ligadas à Engenharia, incluindo alguns engenheiros com ADN da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Tendo decorrido este ano em Évora, a iniciativa da Ordem dos Engenheiros arrancou no dia 22 de novembro com um momento social: um concerto de Gospel pelo Saint Dominic’s Gospel Choir na Capela do Palácio Cadaval.

O dia seguinte ficou reservado para a habitual Sessão Solene, momento em que se homenagearam diversos nomes ligados à Engenharia. A cerimónia arrancou com uma alocução de boas vindas pela Delegada Distrital de Évora e com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e do Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Seguiu-se o momento de proclamação dos novos membros honorários e da atribuição das medalhas de ouro a António Cruz Serra, antigo estudante da FEUP, atual Reitor da Universidade de Lisboa e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros; e a Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência e Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros.

Professor Emérito da U.Porto e Coordenador das Relações Alumni da FEUP foi reconhecido como um dos novos Membros Conselheiros da Ordem dos Engeheiros (foto: D.R.)

Ao longo do dia houve ainda oportunidade para reconhecer os novos membros conselheiros da Ordem, entre os quais Raul Moreira Vidal, professor Emérito da U.Porto e Coordenador das Relações Alumni da FEUP e os alumni da Faculdade de Engenharia Filipe José Didelet Pereira e João Fernando Pereira Gomes. Tempo ainda para a entrega de diplomas aos membros que completaram 50 Anos de Inscrição na Ordem dos Engenheiros e aos novos Membros Especialistas e para o tradicional Jantar Oficial do Dia do Engenheiro 2019, no Palácio Cadaval, momento de encontro e convívio entre colegas e familiares.

O terceiro e último dia foi preenchido com duas visitas sociais, com o objetivo de promover a cidade de Évora e seu património histórico e cultural.

Mais informações sobre o Dia Nacional do Engenheiro 2019 disponíveis aqui.