Programa inclui uma demonstração da famosa Dança Bollywood Indiana. (Foto: Comunidade Hindu de Portugal)

A Universidade do Porto volta este ano a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Língua Hindi, em parceria com a Embaixada da Índia em Portugal, a Associação Hindu do Porto e o INESC TEC. As celebrações terão lugar no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 19h00.

Com entrada livre, o evento iniciará com uma palestra proferida pelo Professor Shiv Kumar Singh (natural da Índia, mas que atualmente vive em Lisboa e leciona Hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que abordará temas como “Língua Hindi”, “Dicionário Hindi-Português” e  “diversidade da Cultura Indiana”.

Ao longo da sessão haverá ainda lugar à apresentação de um vídeo sobre a Índia, para além de demonstrações de Dança Bollywood Indiana e de Mahendi – Tatuagem Henna (tatuagem temporária que é usada em ocasiões especiais como casamentos, ou batizados).

No final do evento serão servidos petiscos típicos da Índia.

Este é o segundo ano consecutivo em que a U.Porto se une à Embaixada da Índia em Portugal e à a Associação Hindu do Porto para celebrar o Dia Mundial da Língua Hindi, uma língua indo-ariana derivada do sânscrito e falada por 70% da população indiana (é a a quinta língua com maior número de falantes no mundo), em particular nas regiões norte, centro e oeste do país. Em 2017, as comemorações tiveram lugar no edifício da Reitoria: