Sabia que no dia 4 de março se comemora o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável? Como forma de assinalar a efeméride, o Comissariado para Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) juntaram-se para organizar uma sessão comemorativa que tem como principal objetivo discutir os contributos dos engenheiros para os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Foi em novembro de 2019 que a ONU, após uma proposta liderada pela Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO), proclamou oficialmente o dia 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. Consequentemente, as organizações de Engenharia foram convidadas a celebrar o dia e a potenciá-lo de forma a aumentar a consciencialização sobre a importância da Engenharia no desenvolvimento sustentável e a desenvolver estruturas estratégicas e melhores práticas para a implementação de novas soluções.

A conferência acolhida pela FEUP integra assim uma lista de dezenas de eventos organizados por entidades internacionais que vão acontecer em simultâneo e que pretendem também assinalar esta data comemorativa.

O programa

A sessão da FEUP decorrerá durante o final da tarde, com início às 17h30. O programa conta com uma breve intervenção de João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia; Joaquim Poças Martins, Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) e ainda do Presidente da Associação de Estudantes da FEUP, Manuel Trindade.

Seguem-se um painel sobre ‘O papel da Engenharia numa abordagem integrada aos ODS’, por José Pimenta Machado, da Agência Portuguesa do Ambiente; uma apresentação das iniciativas na FEUP no âmbito do Desenvolvimento Sustentável por Ana Carla Madeira, Coordenadora do Comissariado para a Sustentabilidade; e ainda uma sessão sobre a ‘Contribuição dos engenheiros para o ODS 6 da ONU – Água’, conduzida pelo Presidente do Conselho Diretivo da OERN e docente da FEUP Joaquim Poças Martins.

A sessão comemorativa do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável termina com uma apresentação da ‘Visão da OERN e iniciativas para o futuro sustentável’, pelos membros da OERN Carlos Afonso Teixeira e Maria João Teles Brochado Correia, a que se seguirá a partilha das iniciativas dos núcleos de estudantes para os ODS e uma mesa redonda sobre os ‘Contributos dos Engenheiros para os ODS’, desta vez com a visão dos departamentos da Faculdade de Engenharia.

A entrada na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Mais informações aqui.

Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Os ODS, que sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), correspondem por isso aos desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

[fonte: BCSD]