Dia Mundial da Alimentação vai ser celebrado pela FCNAUP com uma sessão sobre rotulagem nutricional dos alimentos.

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, com uma sessão sobre o tema “Rotulagem Nutricional – Os cidadãos e a informação sobre Nutrição”.

A decorrer no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da U.Porto, a partir das 14h30, a sessão terá como ponto alto a primeira apresentação pública do estudo “Portuguese Consumer Attitude Toward Food Labeling”, realizado por investigadores do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing e da FCNAUP para a Direção Geral de Saúde, com a chancela da Organização Mundial de Saúde.

Apresentado pelos próprios autores – Sandra Gomes, Mafalda Nogueira e Mafalda Ferreira (IPAM) e Maria João Gregório (FCNAUP) –, o estudo feito com base em inquéritos e focus groups com consumidores de todo o território nacional vem revelar a crescente importância que os rótulos alimentares assumem na decisão de compras dos portugueses.

Após a apresentação dos principais resultados do estudo, os mesmos serão comentados por representantes da Organização Mundial de Saúde, que supervisionou cientificamente o projeto. Refira-se, aliás, que que as duas entidades responsáveis pela produção do estudo são neste momento lideradas por dois alumni da FPCEUP: Pedro Graça (alumnus e docente) é Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde e João Breda é o responsável pelo Programa de Nutrição, Atividade Física e Obesidade da Organização Mundial de Saúde na Europa.

A sessão irá depois continuar ao longo da tarde com intervenções de representantes de associações, instituições públicas e empresas de distribuição a propósito da relação e importância da informação nutricional e a defesa do consumidor, a fiscalização do setor, a literacia individual e a distribuição alimentar.

A intervenção de encerramento da sessão caberá a Pedro Graça, Professor Associado, membro do Conselho Executivo da FCNAUP e, como referido anteriormente, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Já a sessão de abertura estará a cargo dos diretores da FCNAUP, Pedro Moreira, e da Faculdade de Ciências, António Fernando Silva.

O programa completo da sessão pode ser consultado aqui. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.