O NEFUP e a AAOUP vão recriar os cantares tradicionais de Janeiras na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da U.Porto.

Mantendo viva a memória dos cantares tradicionais de Boas Festas, o Dia de Reis será o pretexto para a apresentação, na Reitoria da Universidade do Porto, do Cantar das Janeiras por dois grupos musicais ligados à academia.

No dia 6 de janeiro, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) e a Associação de Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) vão Cantar as Janeiras na Praça Gomes Teixeira, junto ao edifício histórico da Reitoria da U.Porto, num espetáculo aberto a toda a cidade.

O primeiro grupo a atuar será o NEFUP, às 17h30, cuja atuação incluirá cantares tradicionais e extratos de um auto tradicional de cariz jocoso e refinada crítica social.

Às 18h30 será a vez dos Antigos Orfeonistas cantarem e dançarem as Janeiras, celebrando o novo ano com o público portuense.

Os cantares tradicionais de Boas Festas, Janeiras e Reis são uma das mais conhecidas tradições ainda existentes e talvez a mais divulgada por todo o país. No Porto, onde esta tradição já teve grande expressão, podemos ainda encontrar vários grupos de cantadores, geralmente pertencentes associações ou coletividades da cidade, que enfrentam o frio das noites de dezembro e janeiro para percorrer as ruas e cantar as Boas Festas de porta em porta.