A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai comemorar, no próximo dia 13 de janeiro, mais uma edição do Dia da FEUP, o evento anual que tem como objetivos reconhecer e valorizar o sucesso dos membros da comunidade que mais se destacaram e as empresas com relações mais ativas com a instituição no último ano.
Com início marcado para as 17h00, a cerimónia do Dia da FEUP 2023 abrirá com as alocuções do Diretor da faculdade, Rui Calçada, bem como de representantes dos funcionários e estudantes da instituição.
Segue-se um momento para dar as boas-vindas aos novos membros do programa FEUP PRIME, uma iniciativa inovadora da Faculdade de Engenharia que visa aproximar as empresas da Universidade e assim valorizar o talento e o conhecimento produzidos.
Na edição deste ano, regista-se a adesão ao programa de mais uma Partner – a GSFAN indústria, especialista em fabricação aditiva e realidade aumentada – e de 22 empresas affiliates.
Premiar a Excelência
A tarde prossegue depois com a homenagem aos docentes aposentados e jubilados, e o reconhecimento dos estudantes, docentes, investigadores, técnicos da FEUP que mais se destacaram no último ano.
Entre as várias distinções previstas destacam-se os prémios de Excelência Pedagógica e de Excelência Científica a serem entregues, respetivamente, a Lucas da Silva, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e a Manuel Simões, Professor Associado do Departamento de Engenharia Química.
Lucas da Silva é o atual diretor da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP. Lidera a Unidade de Processos Avançados de Ligação do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) composta por aproximadamente 40 membros pós-docs, alunos de doutoramento e alunos de mestrado.
Recentemente nomeado como Editor-in-Chief da “Discover Mechanical Engineering”, da prestigiada editora Springer Nature, o seu trabalho abrange o desenvolvimento de ligações soldadas, por deformação plástica e adesivas. Recebeu o Prémio de Excelência Científica da FEUP em 2013 e uma segunda vez em 2018.
Já Manuel Simões, também investigador no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), foi um dos cientistas a integrar a lista dos “Highly Cited Researchers”, elaborada pela Clarivate Analytics, em 2020, 2021 e 2022. A sua investigação incide sobretudo no estudo de biofilmes e no desenvolvimento de estratégias antimicrobiana.
Homenagem a José Marques dos Santos
Em 2023, a Faculdade de Engenharia decidiu ainda prestar uma homenagem ao antigo Diretor e Professor Emérito, assim como antigo Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, pelo seu notável contributo para o progresso da FEUP.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1971), obteve o grau de Mestre no domínio dos Sistemas Digitais (1974) e o doutoramento (1977) na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Fez toda a carreira académica na FEUP, tendo atingido a Cátedra em 1989. Foi diretor da Faculdade durante cerca de onze anos, desde outubro de 1990 a maio de 2001, levando a cabo um complexo trabalho de reestruturação e reorganização da mesma.
Foi também fundamental a sua liderança na conceção, construção e apetrechamento da nova Faculdade de Engenharia situada na Asprela, bem como no processo de mudança.

José Marques dos Santos foi Reitor da U.Porto entre 2006 e 2014. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)
Entre 2002 e 2006 foi vice-reitor, e posteriormente 18.º Reitor da Universidade do Porto, de 2006 a 2014, num período marcado pela implementação do processo de Bolonha, e a adoção do modelo fundacional na Universidade.
Quase dois séculos na vanguarda
Herdeira da Academia Politécnica, a Faculdade de Engenharia – fundada inicialmente como Faculdade Técnica em 1915, tendo assumido a designação atual em 1926 – constitui uma das mais antigas unidades orgânicas da Universidade.
Ao longo da sua história, a FEUP tem desempenhado um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.
Um legado que não passará ao lado da intervenção do Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, a quem caberá protagonizar a Alocução final do Dia da FEUP 2023.
O programa completo e mais informações sobre o evento podem ser consultadas na página do Dia da FEUP.