A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) assinalou, no passado dia 13 de janeiro, o 183.º aniversário – do ensino da engenharia na cidade do Porto. As comemorações do Dia da FEUP 2020 reuniram a comunidade de Engenharia num dia marcado pelo reconhecimento público de todos os que se destacaram, no último ano, nos domínios da investigação, do ensino e da inovação.

O mundo empresarial foi o “convidado de honra” de uma cerimónia que teve como oradora convidada a CEO da SONAE. Cláudia Azevedo. Tomando como exemplo o projeto Sonae IM LAB@FEUP, que liga as duas instituições, a empresária admitiu que “a ligação da universidade às empresas privadas é difícil. Mas estamos a aprender e queremos fazer esforços para ligar cada vez mais o mundo académico ao universo das empresas”.

Já em jeito de balanço do último ano, o diretor da FEUP, António Falcão e Cunha recorda “um ano de grande atividade”, marcado sobretudo pelas conquistas ao nível da investigação e da educação. “Continuámos a liderar as candidaturas ao ensino superior no concurso nacional de acesso e tivemos também um aumento significativo da qualidade e quantidade de candidatos aos mestrados e doutoramentos”, exemplificou

Mas em dia de festa, não foram esquecidos os desafios que se colocam à faculdade. Desafios que, para o diretor da FEUP, passam também por “melhorar e valorizar a colocação dos nossos estudantes em empresas. Isto significa procurar empregos mais exigentes e de qualidade e, por isso, melhor remunerados. Nesse sentido, temos tido a preocupação de envolver cada vez mais empresas através de projetos como o FEUP Prime“.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.