Dia da FEUP

Comemorações incluem a distinção de vários membros da comunidade FEUP. (Foto. FEUP)

No próximo dia 13 de janeiro a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) comemora mais um aniversário. A cerimónia do “Dia da FEUP” assinala, em 2016, os 179 anos de história daquela que foi a primeira escola de engenharia do país. Trata-se de um dia especial para a comunidade da FEUP sobretudo porque se reconhece e valoriza publicamente o sucesso profissional e pessoal dos estudantes, dos docentes e investigadores e dos técnicos com ADN FEUP. As comemorações pretendem assim reforçar o espírito da comunidade académica.

O orador convidado do Dia da FEUP 2016 é António Amorim, presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim.

Dada a essência desta data comemorativa, pretende-se também distinguir as empresas com ligações estreitas à Faculdade de Engenharia e cuja colaboração tem sido decisiva na concretização de projetos de investigação e no estabelecimento de parcerias industriais. São exemplos de sucesso, tanto ao nível da formação de estudantes como de parcerias com a indústria, que têm permitido desenvolver projetos de investigação importantes. Na edição deste ano, vão ser homenageadas as seguintes empresas: BERD, BOSH Termotecnologia, Critical Manufacturing, CUF Químicos SA, EDP Renováveis, Farfetch, Galp Energia e Zollern.

Com um legado de 179 anos – iniciado em 1837, com o surgimento da Academia Politécnica, e reforçado em 1915, já no contexto da Universidade do Porto (criada em 1911),  com a criação da centenária Faculdade Técnica, a FEUP tem desempenhado um papel institucional fundamental no desenvolvimento económico da cidade e do país, quer pela continuada excelência do seu serviço educativo, formando engenheiros para o mundo, quer pelos avanços científicos e tecnológicos com que vem contribuindo para o progresso industrial e para a qualidade de vida das populações.

programa do Dia da FEUP 2016 pode ser consultado aqui.