O diretor da FEP, José Varejão, entregou o Prémio Carreira FEP 2019 a Alberto Teixeira,  Copresidente do grupo Ibersol e antigo estudante da faculdade. (Foto: FEP)

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) celebrou a 28 de maio o seu 66.º aniversário, com uma Sessão Solene que ficou marcada pela entrega do Prémio Carreira FEP e anúncio dos vencedores Pool de Talentos e FEP Master’s Challenge. Pretendeu-se deste modo reconhecer e valorizar o talento e sucesso profissional dos atuais e antigos estudantes da Faculdade, reunindo a academia, as entidades externas parceiras e a sociedade.

Como habitualmente, o ponto alto da cerimónia foi a entrega do Prémio Carreira FEP, a distinção máxima atribuída pela Faculdade a um seu diplomado que se tenha destacado pela sua carreira e percurso cívico. O júri do prémio entendeu, por unanimidade, atribuir este ano a distinção a Alberto Teixeira, que se notabilizou como Copresidente do grupo Ibersol, atualmente um dos maiores grupos de restauração da Península Ibérica.

No seu discurso de agradecimento, Alberto Teixeira salientou que o Prémio Carreira “encerra em si uma mensagem muito forte”, devido à “responsabilidade de interiorizar que o nosso percurso tem um sentido, uma realização e que de alguma forma se refletiu na vida de outros”. Alberto Teixeira, que foi jogador de futebol profissional do Futebol Clube do Porto e Boavista Futebol Clube e conquistou três Taças de Portugal, revelou que foi no desporto que encontrou “o foco e a motivação para lidar com a vida profissional e o sonho de uma carreira”.

Alberto Teixeira não esqueceu as empresas, instituições e pessoas que o tocaram ao longo do seu percurso, em particular os engenheiros Belmiro de Azevedo e Jaime Teixeira, com quem teve o “orgulho” de trabalhar “em projetos que mudaram a economia do país”, e o seu amigo e colega António Pinto de Sousa, que abraçou consigo “o sonho de construção de um dos maiores grupos de restauração da Península Ibérica”.

Num discurso forte e emotivo, o vencedor do Prémio Carreira terminou a sua intervenção agradecendo à sua família, que constitui o “alicerce da sua vida” e o “farol que guia um gestor ao longo de muitas horas de trabalho e nos momentos que está longe de casa”.

O júri do Prémio Carreira FEP 2019 foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pelo Professor Carlos Alves (em representação da Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Manuela Aguiar), pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por antigos alunos da Faculdade: Gabriela Castro, João Ferreira, José Redondo e Manuel Ferreira da Silva.

O Dia da FEP 2019 serviu também para premiar os estudantes da faculdade que mais se distinguiram no último ano. Foi o caso de Beatriz Pereira, Bruna Moreira, David Oliveira, Diogo Costa, Gabriela Henriques, Joana Sousa e Tiago Meireles, os sete vencedores da Pool de Talentos FEP 2019, uma iniciativa, destinada a estudantes finalistas de licenciatura, que privilegia, para além do sucesso académico, um conjunto de competências transversais indispensáveis a qualquer profissional de excelência.

O júri da Pool de Talentos foi composto por sete empresas parceiras – HAYS, McKinsey & Company, P&G, Groupe PSA, PwC, Sogrape, uMan Xpert – e pelos docentes da FEP Luís Delfim e Luísa Agante.

Os estudantes Beatriz Pereira, Bruna Moreira, David Oliveira, Diogo Costa, Gabriela Henriques, Joana Sousa e Tiago Meireles foram distinguidos com a Pool de Talentos FEP 2019. (Foto: FEP)

Por sua vez, os estudantes de mestrado Catarina Martins (Economia), Hugo Barbedo (Gestão) e Patrick Santana (Economia) foram os vencedores da edição deste ano do FEP Master’s Challenge. Além da distinção enquanto estudantes de elevado potencial, receberam uma viagem a Singapura, com visitas a empresas e networking com Alumni da Faculdade.

O júri deste ano foi composto pelas empresas Bessa Art&Design, Deloitte, Farfetch, Ibersol, Lidl, LBV Asset Management, Millennium BCP, NOS e Parfois, tendo a iniciativa ainda contado com a colaboração da Pessoas & Sistemas, enquanto empresa parceira de formação.

Patrick Santana, Hugo Barbedo e Catarina Martins venceram a edição deste ano do FEP Master’s Challenge. (Foto: FEP)

Mas as celebrações do aniversário da FEP não se ficaram pelos espaços da Universidade. No que já é uma tradição associada ao evento, os antigos estudantes espalhados pelo mundo juntaram-se num Brinde Mundial à FEP. As comemorações começaram em Bruxelas, a 23 de maio, e estenderam-se a outras cidades como Nova Iorque, Londres, São Paulo, Cabo Verde, Singapura, Luanda, Bratislava, Amesterdão, Munique, Madrid e Washington, entre outras.