O programa do Dia da FEP contempla três momentos distintos, permitindo a participação em combinações variáveis

Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai comemorar o seu aniversário no próximo dia 29 de maio, segunda-feira, com mais uma edição do Dia da FEP.

Com início marcado para as 14h30, o programa inclui a sessão de encerramento do Ciclo ‘A Economia e o Futuro’, que contará com a presença do economista Vitor Bento, a apresentação do livro ‘A Banca e a Economia Portuguesa: Factos Causas e Consequências de um Percurso de 20 Anos’, da autoria de Carlos Alves e Carlos Tavares, e uma Sessão Solene, que será precedida por um Welcome Drink.

Do programa há ainda a destacar o anúncio dos vencedores da Pool de Talentos FEP 2017 e FEP Master’s Challenge 2017 e a entrega do Prémio Carreira FEP 2017 a Fernando Teixeira dos Santos, um galardão que distingue anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

Estão já previstos 16 eventos Alumni, em várias cidades do mundo, que pretendem assinalar o aniversário da Faculdade

À semelhança do que aconteceu no ano passado, as celebrações não vão cingir-se aos espaços da faculdade. A FEP lançou o desafio a alguns Embaixadores para organizarem encontros Alumni em várias cidades do mundo e festejarem neste dia o aniversário da Faculdade, estando já previstos 16 eventos, nas seguintes cidades: Amesterdão, Barcelona, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Londres, Luxemburgo, Madrid, Milão, Nova Iorque, Paris, São Paulo, Singapura, Sydney, Washington, Zürich.

O programa completo do Dia da FEP 2017 pode ser consultado aqui.

 Fernando Teixeira dos Santos recebe Prémio Carreira FEP 2017 

O Prémio Carreira FEP 2017 vai ser atribuído ao Professor Fernando Teixeira dos Santos.

A entrega do Prémio Carreira FEP constitui, como habitualmente, o ponto alto da sessão solene do Dia da FEP, distinguindo este ano o professor e alumnus Fernando Teixeira dos Santos, atual Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português.

Teixeira dos Santos licenciou-se em 1973, em Economia, e nesse mesmo ano começou a lecionar na FEP, onde, a par da atividade letiva, tem publicado e orientado trabalhos académicos nas áreas da Macroeconomia e História Económica. Na FEP foi também Presidente do Conselho Científico e Vice-Presidente do Conselho Diretivo, entre 1992 e 1995. Foi também fundador e diretor, entre 1993 e 1995, do Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão (CEMPRE).

Em 1995 foi nomeado Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, cargo que ocupou até 1999. No ano 2000, tornou-se  presidente do Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Entre 2000 e 2004 foi Presidente do Comité Executivo da IOSCO (International Organization of Securities Comissions) e, de 2004 a 2005, Presidente do Comité Regional da IOSCO. Foi ainda Presidente do Instituto Iberoamericano de Mercado de Valores (IIMV), entre 2003 e 2005.

Em 2005 foi nomeado Ministro de Estado e das Finanças, tendo, entre julho e outubro de 2009, acumulado as pastas das Finanças e da Economia e Inovação. Em 2009 foi reconduzido como Ministro do Estado e das Finanças, mantendo-se nessas funções até 21 de junho de 2011.

Foi condecorado em 2005 como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2015, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Foram-lhe ainda entregues os prémios de Annual Department Award for Outstanding Academic Performance by a Graduate Student e de Distinguished Alumnus Award, pela Universidade da Carolina do Sul, onde realizou o Doutoramento em Economia.