No passado dia 13 de outubro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) voltou a receber os seus anteriores diretores com o objetivo de homenagear os seus percursos e contributos para a história da instituição. O “pretexto” foram as celebrações do Dia FCUP 2021, evento que assinalou igualmente os 110 anos da faculdade.

“Tê-los aqui hoje, é, para mim e restantes membros do Conselho Executivo, uma grande motivação e incentivo para continuarmos o nosso trajeto de contribuir proativamente para o crescimento e projeção da FCUP para os próximos 110 anos”, destacou a atual Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, dirigindo-se a Carlos Corrêa, José Machado da Silva, Baltazar de Castro, Pedro Silva e António Fernando Silva, sentados na primeira fila.

Na cerimónia realizada no Auditório Ferreira da Silva apenas esteve ausente Alberto Amaral, professor jubilado e diretor da Faculdade de Ciências entre 1978 e 1985 e Reitor da Universidade do Porto entre 1985 e 1998. Um legado que a FCUP teve a oportunidade de homenagear em 2018 e que não deixou de ser lembrado por Alexandre Quintanilha, orador convidado do Dia da FCUP 2021.

António Fernando Silva, José Machado da Silva, Carlos Corrêa e Baltazar de Castro (à dir. na foto) foram quatro dos ex-diretores de Ciências homenageados no Dia da FCUP 2021. (Foto: FCUP)

Inspirado no mote deste ano “Sciencia: um poder que mais alto se levanta”, o Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Biomédicas Abel Salazar falou também de “sciencia” e de conhecimento. “A democracia exige conhecimento robusto e diálogo entre domínios do conhecimento”, lembrou Alexandre Quintanilha.

O também deputado da Assembleia da República apelou, por isso, ao diálogo entre as instituições: “Acham que os ministérios falam uns com os outros? Eles não são muito melhores que as faculdades. A democracia está muito frágil e é uma situação que me preocupa”, alertou.

Para além de Alexandre Quintanilha, tomaram ainda a palavra a Presidente da Associação de Estudantes, Andreia Fonseca, o colaborador Fernando Calvo, e o Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira.

Alexandre Quintanilha foi o orador convidado do Dia da FCUP 2021. (Foto: FCUP)

… e projetou futuro promissor

Ao longo da cerimónia, não faltaram igualmente referências à evolução e progresso da FCUP, do centenário ao seu supercentenário, e às parcerias com outras instituições de ensino superior. Em destaque estiveram, por exemplo, as novas licenciaturas em Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Engenharia Informática e Computação — lançadas em conjunto com a Faculdade de Engenharia da U.Porto – e a licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal, resultado de uma colaboração pioneira com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Dia da FCUP 2021 “testemunhou” também a entrega da nova Distinção em Inovação em Ciência e Tecnologia, atribuída ao docente do Departamento de Ciência de Computadores, da FCUP, Luís Antunes, também fundador e Diretor do Centro de Cibersegurança e Privacidade da U.Porto.

Outro dos momentos da sessão incluiu a oferta, por parte do Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), João Pedro Xavier, de um retrato a óleo de Ruy Luís Gomes, Reitor da U.Porto entre 1974 e 1975 e fundador do Centro de Matemática da U.Porto. Em representação dos herdeiros de Ruy Luís Gomes, o responsável pela FAUP ofereceu o quadro ao Departamento de Matemática da FCUP.

O diretor da FAUP, João Pedro Xavier, ofereceu um retrato a óleo de Ruy Luís Gomes ao ao Departamento de Matemática da FCUP. (Foto: FCUP)

Foi também na área científica da Matemática que se notabilizou Khadijey Alibabei, doutorada em Matemática pela FCUP e vencedora do Prémio da Fundação Eng. António de Almeida.

A iniciar e a fechar a cerimónia esteve a Javardémica, uma das tunas académicas da FCUP.