No passado dia 21 de setembro, o Terminal de Cruzeiros de Leixões e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) voltaram a abrir as portas a toda a comunidade com atividades para toda a família.

Nesta 11.ª edição do “Dia do Porto de Leixões”, os investigadores saíram dos laboratórios para partilhar um pouco da sua investigação e realizar cerca de três dezenas de atividades científicas com o público. Aqueles que passaram pelo segundo piso do edifício do Terminal de Cruzeiros, onde se situam as instalações do CIIMAR, puderam assim usufruir de um programa recheado de experiências científicas, módulos para observação de organismos ao microscópio, aquários de biodiversidade costeira e de zonação entre-marés, uma mini fito-etar, pinturas, jogos, projeção de filmes, contos infantis e até showcookings com algas.

Entre as inúmeras atividades destacou-se um módulo interativo da equipa de Monitorização e Gestão da Costa do CIIMAR, capaz de ler o relevo desenhado pelos visitantes numa pequena caixa de areia e projetar cores e curvas de nível que permitem criar montanhas e mares em tempo real. Os visitantes puderam também apreciar modelos em LEGO de navios oceanográficos para exploração do mar profundo trazidos pelo projeto SponGES e um aquário que simula os ciclos de maré a cada dez minutos, desenvolvido pelo Laboratório de Biodiversidade Costeira!

Evidenciaram-se também as experiências sobre as redes fantasma do projeto NetTag, parasitas de peixes e uma autêntica farmácia com medicamentos feitos a partir de organismos marinho. Já o Centro de Mergulho Marinho trouxe o seu equipamento para uma selfie de mergulhador, enquanto o grupo de Biotecnologia Marinha e Ecotoxicologia criou um fato de cianobactéria que todos puderam experimentar.

E para mostrar algum equipamento usado diariamente no CIIMAR, o público pôde conhecer a Lucy, o bioreactor com música, um rotavapor e uma experiência de cromatografia de pintarolas. O Laboratório da Biodiversidade Costeira desenvolveu, por sua vez, uma experiência táctil de algas, um jogo do bingo e ainda uma experiência de biofiltração em câmara escura.

Para motivar os mais pequenos, cada atividade dava direito a um carimbo no “Passaporte do Explorador do Oceano”. Ao fim de  dez carimbos, os jovens “exploradores” eram premiados com o crachá de “Explorador do Oceano”, personalizado e feito na hora.

A mostra incluiu também as já famosas visitas à coleção LEGE CC, uma importante coleção de cianobactérias instalada no CIIMAR, constituída por 386 estirpes que já serviu de base para novos compostos aplicados em fármacos!

Apesar do mau tempo, foi um dia em cheio dentro da “concha” do Terminal. O dia do Porto de Leixões acontece todos os anos no terceiro sábado de setembro.