“Destino Asprela” é o título ciclo de três debates que vão acontecer entre outubro e dezembro 2020, no âmbito das comemorações dos 20 anos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) na Asprela.

Coorganizado pela Casa da Arquitectura, o primeiro debate  – sobre a obra de engenharia e a mudança de instalações da FEUP – acontece já no dia 27 de outubro, a partir das 1700, com transmissão em direto a partir do canal FEUPTv.

Os principais oradores serão José Marques dos Santos, antigo Reitor da U.Porto e Diretor da Faculdade de Engenharia de 1990 a 2001,e António Silva Cardoso, atual Vice-Reitor com o pelouro do património edificado. A moderação estará a cargo de Carlos Costa, Diretor da FEUP entre 2001 e 2010.

Serão ainda intervenientes na sessão Maria Antónia Carravilla, professora da FEUP que coordenou o projeto Júpiter, Ricardo Lourenço, Presidente da Associação de Estudantes da FEUP entre 2000 e 2002, e Paulo Ribeirinho Soares, gestor de projeto da obra das instalações da FEUP na Asprela.

Este ciclo de debates assinala então o arranque do programa comemorativo dos 20 anos da FEUP no polo da Asprela. Prolongando-se ao longo dos próximos meses, a iniciativa incluirá ainda quatro exposições, a disponibilização de uma linha temporal com os principais acontecimentos históricos da faculdade e o lançamento de uma “Cápsula do Tempo”, como forma de envolver toda a comunidade nas celebrações.

Mais informações em www.fe.up.pt/20anosAsprela