As atividades do Programa UPFit decorrem no CDUP-Boa Hora e na Faculdade de Desporto. (Foto: CDUP-UP)

Se o compromisso e dedicação com o bem-estar e atividade física estão na lista dos objetivos para o novo ano letivo, então não há como não experimentar as múltiplas propostas do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) para todos os que pretendem iniciar o novo ano em grande forma.

Entre as atividades destaca-se o UPFit, um programa de fitness especial da Universidade do Porto que engloba 46 sessões para todos os gostos e destinadas ao público em geral (estudantes, comunidade U.Porto e externos). A estas juntam-se ainda cinco para crianças e seis para pessoas de mobilidade reduzida.

Para participar no Programa UPFit, os utilizadores podem adquirir diferentes tipos de cartões. O cartão UPFit Total mensal, total semestral, total trimestral ou total anual permite frequentar todas as sessões de fitness, musculação, natação, dança e corpo e mente.  Qualquer um destes cartões pode ser utilizado de segunda- feira a sábado, nas diferentes instalações do Programa UPFit, sendo que nenhum implica qualquer regime de fidelização.

Neste Programa é possível encontrar as sessões de Aquáticas (Natação (nível 1,2 e 3), Hidroginástica, H2O Terra), as sessões de Fitness (Musculação, ABS Hipopressivos, Cardio Local, Circuit Training, Combat, Core 30’, Dumbbells, GAP, Glúteo 30’, Jump, Local, Steel Tonic, Step, Step Local, TRX, TRX Fusion), Danças (Combo Dance, Danças de Salão, Zumba) e atividades de Corpo e Mente (Pilates, Tai Chi, Yoga). Outras modalidades incluem o UPFit Modalidades (Badminton, Escalada e Tiro com Arco), atividades protocoladas (Biodanza, Esgrima Medieval, Karaté e Judo), o UPFit Kids (Natação, Ballet, Hip Hop, Karaté e Judo) e o UPFit Adaptado (Musculação, Natação). Qualquer uma delas funciona por mensalidades específicas.

Os estudantes da U.Porto podem representar a instituição em cerca de 40 modalidades. (Foto: CDUP-UP)

É também através do CDUP-UP que os estudantes da Universidade do Porto podem competir pela sua instituição em mais de 40 modalidades nos Campeonatos Nacionais Universitários. a principal competição nacional do desporto universitário. Para vestir a camisola U.Porto basta entrar em contacto com o CDUP-UP através do e-mail [email protected].

Os pavilhões do Estádio Universitário estão entre as instalações desportivas que a U.Porto abre a toda a comunidade, académica e não só. (Foto: CDUP-UP)

A U.Porto disponibiliza ainda uma ampla gama de instalações desportivas que, na maior parte dos casos, podem ser reservadas pela comunidade para a pratica desportiva. Entre elas incluem-se os espaços do  CDUP-Boa Hora,  no Pólo I, centro da cidade; o Pavilhão Desportivo Luís Falcão e as instalações da Faculdade de Desporto, no Pólo II – Asprela (Hospital São João); ou o Estádio Universitário (incluindo dois pavilhões para poder alugar e praticar desporto com os amigos), no Pólo III, Campo Alegre

Mais informações em www.cdup.up.pt.