Vencedores da Gala de Desporto da Universidade do Porto com o Reitor da U.Porto.

O edifício da Reitoria da Universidade do Porto recebeu no passado dia 18 de julho mais uma edição da Gala do Desporto da U.Porto. Numa noite dedicada à excelência do desporto na U.Porto, a Universidade prestou assim homenagem a todos os membros da comunidade académica que levaram a instituição ao patamar mais alto do desporto universitário em Portugal, durante o ano letivo 2012/2013.

Aquela que foi para muitos a “melhor de todas as galas” começou com a homenagem da Universidade a Carlos Magalhães, médico e professor no Hospital de Santo António com um percurso ligado ao desporto universitário, coroado com a recente participação nas Universíadas de Kazan, na qualidade de responsável pela equipa médica da delegação portuguesa.

O Salão Nobre da Reitoria engalanou-se depois para a entrega dos galardões aos melhores do ano. Da noite de estrelas da U.Porto, há a destacar a escolha de Ana Torres (FMDUP) e de Pedro Palma (FEUP) nas categorias de Atleta feminino e masculino do ano, respetivamente. Atleta Revelação em 2011 e atual tri-campeã nacional universitária de Ténis de Mesa, Ana Torres (FMDUP) viu reconhecido um ano em que conquistou todos os títulos (individual, equipas, pares mistos e pares femininos) em disputa no CNU da modalidade. Já Pedro Palma teve um papel decisivo na excelente prestação da U.Porto no Atletismo – eleita Modalidade do Ano, em função dos títulos conquistados pelas equipas da U.Porto nos CNU’s de Pista Coberta, Ar Livre e Corta-Mato -, terminando a época com os títulos de campeão nacional universitário de Triatlo e vice-campeão em Atletismo Estrada.

Ainda nos atletas, Jorge Ferreira (FCUP) foi a Revelação do Ano, fruto da excelente participação no CNU de Xadrez (onde se sagrou vice-campeão nacional) e da presença nas Universíadas 2013. Já na categoria de Reconhecimento Desportivo, o galardão foi parar às mãos de Marta Esteves (ICBAS), atual campeã nacional universitária de Voleibol de Praia e uma das estudantes que vão representar a U.Porto no Europeu da modalidade, a disputar na cidade do Porto.

Nas restantes categorias, Marisa Sousa, instrutora de Hidroginástica e Natação no Programa Fitness da U.Porto, foi eleita “Instrutor do Ano”. Já Pedro Guimarães, treinador das equipas de Atletismo, levou para casa o prémio de Técnico do Ano.

O último galardão da noite foi  de “Reconhecimento Desportivo”  e teve como destinatária Leonor Matos (FMUP), atleta de Ténis da U.Porto desde 2005, que termina esta ano o seu percurso académico. Para trás deixa um palmarés coroado com cinco títulos de campeã nacional universitária, a que junta uma participação no campeonato europeu da modalidade.

A V Gala do Desporto da U.Porto prosseguiu com a atuação da Tuna do Orfeão Universitário do Porto, seguida do jantar no pátio exterior da Reitoria. Para o final da noite ficou reservada uma projeção com os melhores momentos dos últimos anos, a apresentação do novo Centro de Desporto da Universidade do Porto, e a atuação dos Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto.

A Gala culminou então uma época em que a U.Porto reforçou o estatuto de maior universidade do país também no desporto. Para além da vitória coletiva nos CNU’s, os estudantes da Universidade estiveram ainda presentes em seis Europeus universitários (Ténis de Mesa, Futebol 7, Voleibol de Praia, Golfe, Remo e Judo) e nos Jogos Galaico Durienses  Universidade.  Em 2012/2013, a Universidade mobilizou também mais de 2000 pessoas para a prática desportiva, através do seu Programa de Fitness, registando mais de 100 mil utilizações (117560) nos seus espaços desportivos (Polo I | Complexo Desportivo Boa Hora;  Polo II | FADEUP e Pavilhão Desportivo Luís Falcão; e Polo III | Estádio Universitário).