A cerimónia tem início marcado para as 14h45, no auditório da Faculdade de Desporto.

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) comemora esta segunda-feira, dia 21 de janeiro, o seu Dia da Faculdade e assinala a data com uma sessão oficial, convidando toda a comunidade académica para celebrar a efeméride.

Com início marcado para as 14h45, no Auditório da Faculdade de Desporto, a alocução inicial fica a cargo do diretor da FADEUP, Jorge Olímpio Bento, seguindo-se uma intervenção pelo presidente da direção da Associação de Estudantes. Após este período inicial de intervenções, a cerimónia comemorativa prossegue com uma homenagem a docentes e funcionários aposentados.

Em seguida, José Manuel Soares (docente da FADEUP) tem a palavra para falar sobre “Desporto e Universidade: o que de facto queremos?”, título da conferência que marca outro dos pontos altos desta cerimónia. À conferência, segue-se a entrega de diplomas e a intervenção final, pelo vice-Reitor António da Silva Cardoso.

Sobre a FADEUP

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) tem a sua génese noutras instituições de formação em Educação Física e Desporto que a precederam, nomeadamente a Escola de Instrutores de Educação Física do Porto (criada em 1969, ao nível do ensino médio) e o Instituto Superior de Educação Física (ISEF, em 1975), esta última já integrada na Universidade do Porto.

Em 1989, a publicação da Lei da Autonomia permite às universidades portuguesas o seu reordenamento, no âmbito do qual as próprias escolas redefinem a sua organização e finalidades. É neste contexto que o ISEF passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP), passando mais recentemente para Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.