Promover a melhoria da qualidade de vida da população com doença mental é o grande objetivo do projeto “Saúde Mental em Movimento”, da FADEUP. (Foto: DR)

Ao longo da última década, o projeto “Saúde Mental em Movimento”, coordenado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), tem promovido a prática regular de atividade física em participantes com doença mental grave, na zona do grande Porto. E são precisamente esses dez anos de trabalho de extensão à comunidade – tanto ao nível da intervenção como da investigação – que vão ser celebrados no próximo dia 11 de outubro, durante o I Congresso “Atividade Física e Saúde Mental”, que terá lugar na FADEUP.

Através desta iniciativa inédita, a FADEUP assume como objetivo “promover a reflexão sobre a importância da atividade física como parte integrante do tratamento clínico na população com doença mental“. Ao mesmo tempo, pretende-se “estimular a formação especializada de diferentes profissionais da área das Ciências do Desporto e das Ciências da Saúde, no âmbito da Saúde Mental.”

Para tal, o  programa contempla uma seleção de conferencistas que representam instituições de referência no âmbito da Saúde Mental e que integram a atividade física na reabilitação psicossocial da pessoa com doença mental. O objetivo passará então por “dar destaque às boas práticas clínicas relacionadas com a implementação de programas regulares de atividade física específicos para esta população”. Tudo isto num “espaço de partilha de metodologias e estratégias de intervenção, bem como de identificação de barreiras e carências a serem ultrapassadas”.

Procurar-se-á, igualmente, caraterizar o estado da arte no que concerne à investigação realizada a nível nacional, mais concretamente no que se refere à atividade física na doença mental e identificar oportunidades e perspetivas de desenvolvimento para o futuro.

As inscrições para o congresso são gratuitas para estudantes e devem ser feitas aqui, até 8 de outubro.

Mais informações aqui.

Dez anos em movimento

O “Saúde Mental em Movimento” é um projeto de extensão à comunidade da responsabilidade da FADEUP, com apoio do IPDJ e do CIAFEL, que promove um programa de atividade física regular – a decorrer ao longo de todo o ano letivo – específico para pessoas com doença mental grave. As aulas são gratuitas e dinamizadas por profissionais especializados na área da Atividade Física Adaptada.

O tipo de atividades proporcionadas é diversificado, tais como, modalidades desportivas (futebol, voleibol, atletismo), treino funcional, atividades de Fitness, musculação ou desportos ao ar livre. As sessões de atividade física são oferecidas três vezes por semana e têm a duração de 60 minutos.