Agendar previamente as sessões, desinfetar as mãos e medir a temperatura antes e começar, ou ajudar na limpeza dos equipamentos, pelo bem de todos. Estas são algumas das “leis” que passam agora a vigorar nas instalações desportivas da Universidade do Porto, cujas portas reabriram na semana passada com dezenas de aulas de fitness, orientadas pelos instrutores do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Depois de quase três meses em modo exclusivamente online, o programa UPFit do CDUP-UP está assim de regresso com um conjunto de novas regras que visam grantir a segurança de todos os utilizadores.

O primeiro passo para iniciar as idas ao ginásio na U.Porto passa por agendar as sessões que se pretende frequentar. Depois disso é muito simples. Ao entrar na instalação, o utilizador vai encontrar todas as precauções a seguir, começando pela desinfeção das mãos e medição de temperatura. Apesar de os banhos não serem permitidos, pode sempre trocar-se nos vestiários. Solicita-se, no entanto, que se prepare o calçado numa mochila à parte para poder trocá-lo no local indicado logo na entrada da instalação.

Dentro das instalações, o uso de máscara é obrigatório, podendo a mesma ser retirada durante o treino. Já no ginásio, os utilizadores devem ter sempre a sua toalha e garrafa de água, e vão encontrar desinfetantes para que os equipamentos se encontrem sempre limpos e disponíveis para o próximo utilizador. A higienização e desinfeção do espaço é garantida diariamente pelo CDUP-UP.

As instalações desportivas da U.Porto na Boa Hora já reabriram as portas com dezenas de aulas orientadas pelos instrutores do CDUP-UP. (Foto: CDUP-UP)

Desconfinar o corpo

Para aqueles que começaram a acompanhar o UPFit em casa neste confinamento, esta será uma boa oportunidade de treinar e receber as indicações individualizadas dos instrutores UPFit, seja nas sessões ao ar livre ou nos ginásios do CDUP-Boa Hora.

A pensar nos muitos estudantes da U.Porto que ainda se encontram em casa a preparem-se para os exames, o CDUP-UP preparou também mais uma nova opção com aulas gravadas, o UPFit Online.

Passam a existir então duas possibilidades: quem quiser fazer todas as aulas, presenciais e online, pode optar pelo cartão UPFit Total – sujeito ao pagamento de uma mensalidade que varia entre os 22 euros, para a comunidade U.Porto, e os 28 euros, para membros externos – e frequentar as sessões que desejar. Aqueles que pretendem apenas realizar as aulas em casa podem escolher o UPFit Online (11 euros /mês para comunidade U.Porto e 14 euros/mês para externos).

A agenda das aulas disponíveis pode ser consultadas no site do CDUP. As aulas presenciais podem ser reservadas a partir dos dois dias anteriores à hora da mesma. Quem ainda não for membro UPFit, deve efetuar a inscrição para poder usufruir deste serviço.