Márcia Novais, designer e antiga estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), foi distinguida com uma Medalha de Bronze no âmbito do Best Book Design From All Over the World 2o2o, a prestigiada competição internacional que distingue anualmente os melhores trabalhos de design editorial a nível mundial.

A designer portuguesa (ver perfil abaixo) viu reconhecido o seu trabalho para o livro Moer, de Ana Jota e Ricardo Valentim, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta é apenas a terceira vez que um livro português é destacado no âmbito desta competição promovida, desde 1963, pela fundação alemã Stiftung Buchkunst.

A edição deste ano do ‘The Best Book Design from all over the World’ contou com mais de 600 livros candidatos de 31 países. Portugal candidatou 17 livros, selecionados no âmbito da edição nacional do Prémio Design de Livro 2019, promovido anualmente pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

A cerimónia de entrega dos prémios vai decorrer no dia 13 de março, durante a Feira do Livro de Leipzig. Na ocasião, estarão expostos – no stand da Stiftung Buchkunst – todos os livros concorrentes, com destaque para os vencedores.

A designer portuense foi reconhecida pelo seu trabalho para o livro Moer, editado por ocasião de uma exposição conjunta dos artistas Ana Jotta e Ricardo Valentim. (Foto: DR)

Sobre Márcia Novais

Natural do Porto, Márcia Novais é licenciada em Design da Comunicação pela FBAUP, instituição onde trabalha como designer desde 2011. Entre as suas competências inclui-se o desenvolvimento da identidade gráfica da faculdade, bem como dos eventos que aquela acolhe e organiza.

Em paralelo com o trabalho na FBAUP, colabora regularmente com instituições como a Câmara Municipal do Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o MAAT — Museu Arte, Arquitectura e Tecnologia, ou a Fundação Calouste Gulbenkian, participando igualmente em edições independentes e de artista.

Em 2013, Márcia Novais foi distinguida na seleção New Visual Artists da revista Print, e tem desde então visto o seu trabalho publicado em diversas plataformas nacionais e internacionais. Em 2018, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Design de Livro.