São atas anatómicas, dos anos de 1940, assinadas por Abel Salazar, com desenhos científicos em grafite e tinta-da-china sobre papel da autoria do histórico professor e investigador da Universidade do Porto. Trabalhos escolhidos do acervo da Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) para integrarem mais uma edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia que, este ano, terá lugar de 8 de dezembro a 26 de fevereiro, nas galerias do Fórum da Maia.

Esta mostra tem como objetivo revelar “a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores”.

Nesta 12ª edição da UIVO, participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros, reunidos sob o tema Expedições – Do Real e do Fantástico. Uma proposta de curadoria de Cláudia Melo assente “na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação”.

Ata Anatómica. Grafite e tinta-da-china s/ papel. Abel Salazar.

A exposição é composta por três núcleos: desenho, ilustração científica e ilustração conceptual. Propõem-se um “diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração”. As várias “expedições pessoais e/ou coletivas” atravessam vários caminhos: “os da biologia, fauna, flora, corpo, paisagem, territórios, das lendas, da arqueologia e até da astronomia”. O propósito é fazer um apelo “à descoberta e compreensão do mundo através de representações realistas ou surrealizadas”.

Susana Barros, coordenadora da CMAS, recorda que para além das áreas artísticas, o ensino do desenho na Universidade do Porto está presente “em muitas outras áreas do conhecimento como as Ciências, a Engenharia, a Economia, a Medicina, o Desporto”, entre outras.E dá o exemplo das “duas unidades de competências transversais estabelecidas no âmbito do projeto do Corredor Cultural: Desenho e Observação para Médicos, destinada a estudantes dos cursos de Medicina das Faculdades de Medicina, Medicina Dentária e do ICBAS e O desenho e o cultivo da biodiversidade no Jardim Botânico. De resto, Abel Salazar (1889-1946) “é herdeiro desta longa tradição e pioneiro na utilização do desenho no cruzamento entre ciências e artes”.

A Mostra vai também incluir ilustrações científicas de várias espécies de peixes, plantas e de monumentos megalíticos pertencentes ao Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

A 12.ª UIVO – Mostra de Ilustração da Maia pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 22h00. A entrada é gratuita.