escrita2Escrever é muitas vezes uma fonte de angústia. O pavor da página (ou do ecrã) em branco é bem conhecido de todos os que trabalham com a palavra escrita. “O que dizer, como dizer? Não dizer demais, nem dizer de menos. Ser eficaz na forma como se passa a mensagem. Ser correto, ser justo, ser claro e rigoroso, ser isento, ser interessante e relevante. Cumprir prazos!” são apenas algumas das dúvidas que passaram pela cabeça de todos os autores.

Esta angústia desafia diretamente a ética que deve acompanhar a escrita. E esta tentação é transversal aos tipos de escrita, desde a ficcional à académica, passando pelo jornalismo e pela escrita de intervenção pública, como também aos vários intervenientes no processo criativo, de autores a editores, de estudantes a professores.

A Universidade é, a um tempo, palco desta luta permanente, que ameaça a ética na escrita, e espaço de educação para a observância escrupulosa e sem cedências dos seus princípios. É neste sentido que, no dia 25 de maio, a partir das 14h30, vai decorrer no edifício da Reitoria da Universidade do Porto o seminário “Desafios Éticos na Escrita”, organizado pela Vice-Reitoria da Formação e Organização Académica e pelo Conselho Geral da U.Porto.

Charles Brazeman, Full Professor of Education na University of California, Santa Barbara e Professor Visitante na FPCEUP com o apoio da Fundação Fullbright, será o orador principal deste seminário com uma conferência que tem por título “Facing academic writing and finding the poetry in it”.

Oradores neste seminário serão também Alfredo de Sousa, José Pacheco Pereira e Frei Bento Domingues, membros cooptados do Conselho Geral da Universidade do Porto, que irão refletir sobre a ética na escrita da sua área de especialização, a intervenção pública.

Já os desafios da escrita académica – as dificuldades da escrita, a autenticidade da autoria e a prevenção e deteção de plágios – serão analisados por um painel de professores e estudantes da Universidade do Porto.

Num evento que se pretende que seja um momento de reflexão, de encontro e de debate entre toda a comunidade académica, a participação neste seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email [email protected].