A U.Porto recebeu, nos passados dias 20 e 21 de abril, um grupo de vinte docentes e técnicos do Centro Universitário de Brusques (UNIFEBE).

Este encontro, realizado na Reitoria da U.Porto, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) e também na Escola da Ponte (Escola de Ensino Básico), integrou-se no acordo de cooperação realizado entre a U.Porto e a UNIFEBE, que visa o estabelecimento de uma cooperação académica, científica e cultural.Bastante centrado na experiência do sistema de formação dos professores em Portugal, o encontro serviu para debater temas como a formação dos professores em Portugal, o sistema de ensino básico português ou mesmo o curriculum académico da FPCEUP.

No âmbito do encontro, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UNIFEBE, Claudemir Aparecido Lopes, salientou a vontade de “reforçar as ações de cooperação internacional” através do intercâmbio de estudantes e docentes das duas instituições. Rui Trindade, docente da FPCEUP, aponta a necessidade de “reconhecer as diferenças dos desafios educativos de Portugal e do Brasil” e reconhece que o Brasil é “um imenso laboratório de produção de novas ideias, de novas práticas e de reflexões na área educativa”. Mas Rui Trindade também aponta para a “importância da experiência portuguesa e para os desafios em comum entre os dois países”.