(foto: Pixabay / Creative Commons)

A publicação aborda diferentes tipos de fissuras e formas de evitar estas patologias (foto: Pixabay / Creative Commons)

Hipólito de Sousa, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e coordenador do grupo de investigação Gequaltec/Construct, é responsável pela edição e autoria de alguns dos capítulos de uma recente publicação internacional na área da engenharia civil, especificamente para a temática das fissuras de edifícios.

“Defects in Masonry Walls. Guidance on Cracking: Identification, Prevention and Repair” é o título da publicação que vem reforçar a importância de se assegurar um comportamento em serviço adequado para as paredes de alvenaria, no sentido de identificar e evitar os diferentes tipos de fissuração. Ao longo do livro são abordadas algumas estratégias e recomendações de reparação das fissuras, diversas medidas para evitar este tipo de patologia e ainda identificar algumas necessidades de investigação futura, de forma a melhorar as recomendações existentes.

Desenvolvida no âmbito das atividades do ‘International council for research and innovation in building and construction’ (CIB), especificamente pela comissão CIB W023 – “Wall Structures”, a publicação foi editada por este mesmo organismo e conta com a participação, além da FEUP, de especialistas de vários países do mundo na área das paredes de alvenaria. O CIB é um organismo mundial de referência na área da investigação e inovação no domínio dos edifícios e a FEUP é a única entidade institucional portuguesa membro, representada por vários docentes do Departamento de Engenharia Civil, nomeadamente o Docente Vitor Abrantes (atualmente membro conselheiro do CIB commission board).

O livro é gratuito e pode ser livremente descarregado em formato eletrónico na página da comissão W023 do CIB, no FEUPLoad e, brevemente, na livraria online ICONDA®CIB.