desafio final

A nova temporada arranca oficialmente em abril de 2016, no circuito do Estoril. (Foto: DR)

É a grande novidade para o arranque da nova temporada: o Challenge Desafio Único, troféu automóvel criado e organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 2007, vai passar a integrar a grelha do campeonato Nacional Legends Classic Cup, em 2016.

O facto de o Desafio Único passar a ter um estatuto e um enquadramento dentro do Campeonato Nacional de Automobilismo significa que a sua organização desportiva passa a ser gerida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e do Promotor Full Eventos. Relativamente à componente ligada à regulamentação técnica tudo ficará a cargo da FEUP, como sempre aconteceu desde o início. Asseguradas estão também a permanência das sub-classes FEUP 2 e FEUP 3, à semelhança das temporadas anteriores do Desafio Único.

O modelo desportivo consistirá em treinos livres (30 minutos) treinos cronometrados (30 minutos) e duas corridas de sprint de 30 minutos cada. Nas equipas com dois pilotos cada um fará uma corrida. Quando o número de concorrentes do Desafio Único assim o justificar poderá a partilha da grelha deixar de se verificar. Esta decisão será sempre tomada pela FPAK em conjunto com o Promotor Full Eventos, com a ANPAC e com o Desafio Único.

Disponível está também o calendário provisório da Legends Classic Cup, que arranca no fim de semana de 23 e 23 de abril, no circuito do Estoril. Seguem-se Braga – CAM (14 e 15 de maio), Vila Real – CA Vila Real (11 e 12 de junho), novamente Estoril – MC Estoril (17 e 18 de setembro) e Portimão 2  – AIA MC (22 e 23 de outubro).

Recorde-se que o Challenge Desafio Único é uma competição low-cost organizada desde 2007 pelo pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da FEUP, com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Divide-se nas categorias FEUP 2 (com viaturas Fiat Punto 85 16v) e FEUP 3 (com viaturas Alfa Romeo 156 1.8 TS).