A Deloitte acaba de formalizar uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP) através do lançamento do Prémio Prof. Doutor Raul Vidal , em homenagem ao Professor Emérito do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, cujo trabalho se “tem traduzido na projeção da faculdade a nível nacional e internacional e na qualidade dos seus estudantes para o mercado de trabalho”.

“Perpetuar este reconhecimento através da atribuição deste prémio será uma forma de continuar a transmitir valores tão significantes e diferenciadores que tão bem caracterizam os valores preconizados pelo Departamento de Engenharia Informática e para os quais o Professor Raul Vidal tanto tem ativamente contribuído”, afirma a multinacional em comunicado.

“A sua visão estratégica e empreendedora, tal como o seu nível de exigência, competência, rigor e capacidade de integração e de relacionamento, aliados ao seu lado mais humano e social, dão ao Professor Doutor Raul Vidal um estatuto merecedor deste prémio”, refere ainda a Deloitte.

Com periodicidade anual e um valor pecuniário de 3 mil euros, o Prémio Prof. Doutor Raul Vidal (consultar Regulamento) visa distinguir um recém-graduado dos cursos de Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) e Mestrado em Engenharia de Software (MESW) da FEUP, cuja classificação de conclusão de curso e da Dissertação de Mestrado não sejam inferiores a 14 e a 17 valores, respetivamente.

Um outro fator diferenciador será a qualidade e inovação dos trabalhos realizados no âmbito da Engenharia de Software e ainda o envolvimento em projetos e atividades de caráter social e solidário apresentados pelos candidatos.

As candidaturas à primeira edição do galardão estão abertas até dia 16 de agosto, e podem ser feitas aqui.

Sobre Raul Vidal

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP em 1972, Raul Moreira Vidal prosseguiu os estudos em Inglaterra onde concluiu o Mestrado (1974) e mais tarde o Doutoramento (1978), ambos na UMIST, em Manchester. Os seus interesses profissionais iniciaram-se na área de sistemas digitais e computadores, direcionando-se depois para a área da qualidade de software, melhoria de processos de software, fatores humanos em engenharia de software, empreendedorismo e inovação, sendo nestas áreas que focou as suas atividades de I&D, desenvolvidas na FEUP e no INESC TEC.

Iniciou a sua atividade docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1972-1977) e teve uma passagem relevante também pela Universidade do Minho (1978-1982), iniciando a sua carreira na FEUP em 1982. Em 1986, coordenou e foi um dos principais dinamizadores do processo de criação do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MEEC) e, em 1994, coautor do processo de criação da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (LEIC), posteriormente transformado em Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), que dirigiu, de 2001 a 2008.

Foi diretor do Departamento de Engenharia Informática entre março de 2008 até à data da Jubilação (junho de 2017), e membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Porto desde julho de 2013. Em 2009, foi cofundador da Strongstep, spin-off da FEUP na área da melhoria de processos e da qualidade de software.

É membro Sénior do IEEE, Membro do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie-Mellon e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática). Foi também, desde julho de 2014, membro do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia do Porto e desde 2016 até à atualidade, Coordenador das Relações com os Alumni FEUP. Atualmente é também Membro do Conselho Superior do ProChild Colab.

Destaque ainda para vários reconhecimentos obtidos ao longo do seu percurso, nomeadamente o ‘IEEE Third Millenium Award’ (2000) e a distinção ‘Personalidade do Ano em Engenharia de Software’ (2016), pelo grande impulso dado ao setor das TIC e mesmo à economia nacional.