Entre os dias 4 de março e 8 de abril de 2022, todos os membros da comunidade académica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) são convidados a realizar as suas deslocações pendulares de e para a FEUP em bicicleta. O desafio parte do Comissariado de Sustentabilidade da FEUP e é uma das duas iniciativas lançadas para assinalar o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, que se comemora a 4 de março, por sugestão da ONU. O objetivo? Aumentar a consciencialização sobre a importância da Engenharia no desenvolvimento sustentável e sobretudo no desenvolvimento de estruturas estratégicas e melhores práticas para a implementação de novas soluções.

O lançamento do concurso “De Bicla para a FEUP” surge então como resposta à necessidade de diminuir o uso de automóvel no campus. De acordo com dados do próprio Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, mais de 40% da comunidade utiliza o automóvel como meio de transporte principal.

“É preciso sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos no que se refere à mobilidade que possam contribuir para uma maior qualidade de vida de estudantes, docentes e colaboradores e que, em simultâneo, diminuam significativamente a pegada ecológica do Polo, que diariamente movimenta cerca de 30 mil pessoas”, admite Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado.

Dar ao pedal

Para responder ao desafio lançado pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, a primeira condição é estar “ativo” no SIGARRA. Depois, a cada dia, ao chegar à faculdade em bicicleta, cada participante deverá passar no ponto “De Bicla para a FEUP”, que estará instalado junto à cabine do porteiro do parque P1, para realizar o registo da sua deslocação. Deverá tirar uma selfie onde seja visível também a bicicleta e o indicador da data desse dia, que estará afixado na janela da cabine.

Para cada participante, só é válida uma fotografia por dia. Esta deverá ser enviada para o endereço [email protected], utilizando obrigatoriamente a conta de email institucional da FEUP. O email não necessita de incluir quaisquer dados além da fotografia: assim, num smartphone, basta tirar a foto e utilizar a funcionalidade de partilha para enviá-la de forma fácil e rápida.

A ideia de vir para a FEUP de “bicla” não é nova. Corresponde, aliás, à implementação da proposta vencedora em 2019 do concurso “Mais Ideias Sustentáveis“ que todos os anos é promovido pelo Comissariado de Sustentabilidade da faculdade e que à época propunha a criação de um jogo online que contabilizasse os quilómetros no trajeto de casa até à FEUP, a partir de uma aplicação móvel que rastreasse todo o percurso.

Numa altura de redes sociais e de selfies, adaptou-se a proposta inicial a uma iniciativa que servirá de piloto para a viabilidade deste tipo de propostas sustentáveis no campus.

Para mais informações, consultar o Regulamento do Concurso.

Recolha de beatas

Juntamente com a Associação de Estudantes e núcleos estudantis da FEUP, há também uma outra iniciativa prevista para o dia 4 de março e que consiste numa apanha de beatas pelo campus.

Sob o mote: “Será que ainda há beatas no chão? Vem descobrir”, a ideia será desafiar a comunidade de Engenharia a aderir a esta iniciativa de limpeza e preservação do campus, não só hoje mas numa adoção de hábitos saudáveis e que visam a sustentabilidade da vida em comunidade e dos próprios espaços onde todos os dias passamos grande parte do nosso tempo.

Esta ação vai igualmente de encontro do objetivo daquela que foi a ideia vencedora da 1.ª fase da edição de 2016 do concurso Mais Ideias Sustentáveis, então selecionada entre mais de 50 propostas candidatas.