Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) realiza, no próximo dia 16 de outubro (quarta-feira), a tradicional Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo, evento que serve para assinalar aquele que é um dos acontecimentos mais importantes no ciclo académico.

O ponto alto da sessão vai ser a lição de sapiência proferida pelo filósofo e ensaísta espanhol Daniel Innerarity, que fará uma intervenção subordinada ao tema La república de los intérpretes.

Durante o evento serão também homenageados os membros da comunidade académica que se aposentaram, bem como todos aqueles que obtiveram o grau de Doutor no ano letivo 2018/2019.

Com entrada livre, a sessão tem início às 17h30, no anfiteatro nobre da FLUP.

Sobre Daniel Innerarity

Natural de Bilbau, Daniel Innerarity (1959) é professor catedrático de Filosofia na Universidade de Saragoça,  investigador na Fundação Basca da Ciência, diretor do Instituto de Governação Democrática e docente convidado do Instituto Europeu de Florença.

 Especialista internacionalmente reconhecido nos domínios da teoria da democracia e governo das sociedades complexas., colabora assiduamente com artigos de opinião para os jornais El País, El Correo/Diario Vasco. Em Portugal, tem publicados os livros A Transformação da Política (III Prémio de Ensaio Miguel de Unamuno e Prémio Nacional de Literatura na modalidade de Ensaio, 2003), A Sociedade Invisível (XXI Prémio Espasa de Ensaio), O Futuro e os Seus Inimigos, A Humanidade Ameaçada e A Política em Tempos de Indignação.

Em 2008, foi galardoado com o Prémio de Humanidades, Cultura, Artes e Ciências Sociais pela Sociedade de Estudos Bascos / Eusko Ikaskuntza. Já em 2018, foi distinguido com o prémio Eulalio Ferrer, atribuído anteriormente a personalidades como Fernando Savater, Mario Vargas Llosa e Edgar Morin.