A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School surgem em plano de destaque nas mais recentes edições dos QS Business Masters Rankings e QS Global MBA Rankings, dois rankings elaborados pela prestigiada consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS) e que destacam, respetivamente, os melhores programas de mestrado na área dos negócios e os melhores programas de MBA do mundo.

No caso da FEP, são quatro os mestrados que voltam a ser reconhecidos entre os cerca de 500 programas de mais de 40 países classificados nos QS Business Masters Rankings 2023.

No top 100 mundial das respetivas categorias destacam-se o Mestrado em Marketing (91º), o Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (95º) – ambos classificados como os melhores mestrados nestas áreas em Portugal – e o Mestrado em Gestão (85º). Nota ainda para o Mestrado em Finanças , que ocupa a posição 101-110º a nível global.

O QS Business Masters Rankings 2023 avalia os melhores mestrados do mundo de acordo com cinco critérios principais:  empregabilidade; cargos ocupados por antigos estudantes; diversidade dos estudantes e do corpo docente; liderança de pensamento (reputação académica, produtividade científica, etc.); e value for money (custo do mestrado, salário dos diplomados, etc.).

Para além dos dados recolhidos através das Universidades, a QS considera ainda a perspetiva de mais de 61.800 empregadores a nível global, 48.300 académicos e 27.800 alumni.

Porto Business School sobe no “top” europeu

A Porto Business School reforçou por sua vez a sua posição no ranking da Quacquarelli Symonds que avalia a performance dos MBA’s a nível global. Destaque para o International MBA – programa de MBA em regime full-time – da Escola de Negócios da U.Porto, que regista uma subida de duas posições no top europeu dos QS Global MBA Rankings 2023.

Fixando-se agora na 59ª posição a nível mundial, o International MBA regista um crescimento na maioria dos indicadores analisados, com um especial destaque ao nível do retorno do investimento e da empregabilidade. Na avaliação do curso pesou ainda a reputação e a diversidade de nacionalidades dos estudantes que o frequentam.

Este é o quinto ano consecutivo em que a escola de negócios da U.Porto surge neste ranking global. De acordo com Ramon O’Callaghan, Dean da Porto Business School, “a consolidação da posição da Porto Business School nos rankings da QS reforça o nosso compromisso e a nossa vontade de continuar a fazer mais e melhor.

“Estes resultados demonstram que estamos no caminho certo para oferecer aos alunos e às empresas, que nos procuram, uma formação de excelência, reconhecida internacionalmente, e que responde aos desafios e às necessidades de um mundo cada vez mais exigente e em constante mudança”, acrescenta o responsável máximo da escola.

A empregabilidade e o retorno do investimento são dois dos indicadores onde o International MBA da Porto Business School mais se destaca. (Foto: DR).

No total, os QS Global MBA Rankings 2023 avaliaram 300 programas de MBA de 47 países, com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores.

A performance dos programas de MBA é calculada com base em grupos de indicadores e uma ponderação, para a qual são avaliados fatores como a empregabilidade, retorno do investimento, empreendedorismo e evolução dos alumni, liderança e diversidade.