O que se pode aprender numa viagem pelas ruas do Centro Histórico do Porto? A resposta desvenda-se algures entre um passeio pelas ruelas da Ribeira e uma subida ao topo da Torre dos Clérigos e, a partir de maio, inclui também uma passagem pela plataforma NAU, ponto de partida para mais uma edição do MOOC (Massive Open Online Course) de Iniciação à Língua Portuguesa, oferecido pela Faculdade de Letras (FLUP) e pela Unidade de Inovação Educativa (IE) da Universidade do Porto.

A decorrer de 2 de maio a 9 de agosto, este curso online – distinguido com uma menção honrosa no âmbito dos 2021 IELA Awards – propõe então uma viagem pelo “coração” do Porto para dar a conhecer a língua portuguesa e uma parte da riqueza cultural da cidade que é Património da Humanidade.

Para tal, estão convocados todos os que queiram aprender a comunicar e a interagir em português europeu em situações básicas do quotidiano, “como por exemplo apresentar-se e apresentar alguém, obter e dar informações, comprar um bilhete, ir ao café ou ao restaurante, fazer compras, fazer uma reserva ou ocupar os tempos livres”.

Com um tempo estimado de dedicação e estudo de 32 horas, o itinerário de aprendizagem do curso baseia-se numa série de ficção constituída por oito episódios/módulos semanais, protagonizados por atores profissionais, em espaços típicos da cidade do Porto.

Para além de aprenderem português, os participantes têm assim a oportunidade de conhecer o modo de vida dos portuenses, contando para isso com o apoio uma equipa de professores com larga experiência no ensino de Português Língua Estrangeira.

As inscrições para o MOOC de Iniciação à Língua Portuguesa decorrem até 2 de agosto e podem ser feitas, gratuitamente, na página do curso.