Equipa do IP CHALID que venceu o prémio da Education Exchanges Support Foundation

O Programa Intensivo Challenges to Identity in the Context of Globalisation: Multidisciplinary and Multicultural Perspectives 2010-2011 (IP CHALID), que envolveu a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), recebeu o prémio de qualidade atribuído pela Education Exchanges Support Foundation (EESF), a agência que implementa o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida na Lituânia.

Desenvolvido pela primeira vez no ano letivo 2010-2011, 0 IP CHALID é um programa de estudos inovador vocacionado para a mobilidade dos seus participantes. O objetivo passa por proporcionar  aos estudantes um conhecimento aprofundado sobre a influência da globalização na construção da identidade pessoal e sobre a psicologia da juventude.

Financiado com 15 500 euros, o IP CHALID 2010 – 2011 envolveu 49 estudantes e 13 docentes das universidades de Mykolas Romeris (Lituânia), Porto (Portugal), Baskent (Turquia), Bolonha (Itália), Utrecht (Holanda) e Lund (Suécia).

A equipa portuguesa é coordenada por Isabel Menezes e Sofia Marques da Silva, investugadoras do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP.

Sobre o prémio

Os galardões atribuídos pela EESF têm como objetivo enfatizar e reconhecer os melhores projetos no âmbito dos programas de mobilidade e promover o estabelecimento de objetivos cada vez mais elevados. Os prémios visam também “gratificar participantes que não tenham tido receio de procurar melhorar práticas educativas e que se tenham empenhado na valorização pessoal e de outros agentes dos contextos nos quais trabalham”.

Para a fundação lituana, estes exemplos “podem servir como inspiração para atuais e futuros participantes em programas de mobilidade”.