Inicviativa insere-se no “Bairro dos Livros”, uma iniciativa da CulturePrint que visa promover hábitos de leitura na população. (Foto: Bairro dos Livros)

CulturePrint, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, juntamente com a Livraria Lumière e a Swedwood/ IKEA, pretende criar uma Biblioteca no âmbito do projeto Bairro dos Livros, que será usada pelos utentes do Hospital de Santo António, no Porto.

Numa primeira fase, o projeto começará por disponibilizar livros nos espaços do CICA e Consulta Externa Pediátricos. Posteriormente, será alargado aos utentes do Hospital de Dia.

Para todos os que quiserem ajudar esta iniciativa, o processo é muito simples. Se tiver livros usados ou repetidos em casa, basta deixá-los na rede de livrarias aderentes (Lumière, In-Libris, Poetria, Papa-Livros, Manuel Ferreira, Loja da U.P., Utopia e Unicepe) e fazer do Bairro dos Livros também um bairro solidário.

Do romance à ficção, passando pela poesia e pela banda-desenhada todos os livros são bem vindos. Os livreiros responsáveis pela gestão da Biblioteca encarregar-se-ão de fazer chegar cada tipo de livro ao espaço certo, organizando os títulos por área e por público-alvo.

Esta Biblioteca – que estará disponível em permanência – representa um novo passo do Bairro dos Livros, um evento cultural que a CulturePrint organiza na baixa da cidade do Porto ao segundo sábado de cada mês como forma de promover hábitos de leitura entre os portuenses. Na prática, estes têm a oportunidade de contactar  com um conjunto de livreiros e de alfarrabistas portuenses,  locais de paragem obrigatória no roteiro cultural mas também turístico da cidade.

Mais informações aqui.

Sobre a CulturePrint

A CulturePrint é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos com sede no Porto e dedicada a serviços de comunicação, produção e design especializados no sector cultural, com um forte trabalho nas áreas da impressão, da edição de livros de autor e da assessoria de imprensa e gestão de perfis web para projetos, movimentos, produtos e eventos culturais.