A equipa dos “Resistentes” é composta inteiramente por utentes e ex-utentes do serviço de Pediatria do IPO do Porto. (Foto: DR)

São utentes e ex-utentes do serviço de Pediatria do IPO do Porto e, entre os dias 23 e 24 de setembro, vão passar pelo pavilhão da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) para mostrar o que valem na primeira edição do Torneio Internacional Resistentes Sempre de futsal, organizado no âmbito do projeto “Resistentes”.

Acolhido pelo Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRN, este projeto nasceu com o propósito de incentivar e proporcionar a prática desportiva às crianças e adolescentes do Serviço de Pediatria do IPO Porto. Atualmente, o seu âmbito de ação é mais abrangente, proporcionando também a criação de bolsas de estudo para crianças e adolescentes com doença oncológica, apoio social às crianças e adolescentes mais carenciados, e apoio à investigação do cancro pediátrico.

Durante o torneio que vai decorrer na FADEUP, os “Resistentes” vão disputar dois jogos de convívio, sendo o primeiro no dia 23 de setembro, com a equipa espanhola San Adrés. O segundo tem lugar a 24 de setembro, às 12h00, e tem como “adversário” a equipa dos Pais, constituída pelos parentes das crianças.

Para além dos “Resistentes”, a competição propriamente dita vai reunir seis equipas de futsal. São elas o Dragon Force, o Padroense, o S.C. Salgueiros, o San Andrés, o Boavista F.C. e o H. Gonçalves.

O torneio é aberto ao público e decorre dia 23, das 14h00 às 19h00, e dia 24, das 9h00 às 13h00.

Padrinhos de luxo

O projeto “Resistentes” vem sendo apadrinhado por pessoas ilustres de diversos quadrantes, desde o desporto à música, passando pela moda e pelo meio académico. Entre eles inclui-se encontra-se José Soares, Professor Catedrático de Fisiologia da FADEUP, mas também o ex-selecionador nacional de futebol, Paulo Bento, os jogadores Cristiano Ronaldo, Bruno Alves, Pepe,  Tiago e Oliver Torres, a jogadora Rita Fontemanha (Sporting CP), os ex-jogadores Vítor Baía e António Folha, os cantores Aurea e Tony Carreira, o estilista Miguel Vieira, o humorista Nuno Markl, ou a jornalista da SIC Lúcia Gonçalves.