O primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura foi organizado pela Universidade do Porto, em dezembro de 2020, e teve, no ano seguinte, uma segunda edição na Universidade Nova de Lisboa. Eis que surge agora uma nova oportunidade para as instituições de Ensino Superior (IES) transformarem desafios em oportunidades. Nos dias 17 e 18 de novembro, será a vez da Universidade da Beira Interior (UBI) organizar o III Encontro Nacional Universidade e Cultura, numa iniciativa conjunta do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Plano Nacional das Artes.

Nesta terceira edição, o tema do Encontro é “A Missão Cultural da Universidade: Definições, Desafios, Percursos”. Durante dois dias, o objetivo é debater aquele que é considerado um dos eixos centrais a partir dos quais se estrutura a relação entre Universidade e Cultura. Isto, obedecendo à própria Lei que estabelece a autonomia das Universidades – 108/88, de 24 de setembro –, no artigo relativo à sua missão (art.º 1), que as define como “centros de criação, transmissão e difusão de cultura”.

A UBI considera que é “no cumprimento desta missão” que se conjuga o destino “da relação entre Universidade e Cultura, nas três dimensões fundamentais que ela tradicionalmente assume: ensino, investigação e transferência de conhecimento. Pensar a relação entre Universidade e Cultura exige, pois, uma reflexão de fundo sobre esta missão que considere as múltiplas e complexas questões suscitadas pela sua definição, pelos desafios (e oportunidades) que se colocam à sua prossecução plena e pelo(s) percurso(s) que a universidade portuguesa, na diversidade e singularidade das instituições que a compõem, tem trilhado neste contexto”.

Este III Encontro Nacional Universidade e Cultura pretende, assim, criar um espaço de reflexão, associando ao debate outras atividades como a visita a exposições, projeção de filmes e momentos musicais.

O segundo dia de trabalhos coincide com o Dia Europeu do Património Académico. Uma efeméride que será assinalada com um conjunto de iniciativas nas 16 IES que integram o CRUP, e com a cerimónia de assinatura dos primeiros contratos-programa que criam, a partir da sua implantação regional, o projeto do Corredor Cultural português, ideia lançada pela U.Porto, durante o primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura.