O centro de testes à COVID-19 da Universidade do Porto vai permanecer em funcionamento durante a época de Festas. Desta forma, todos os membros da comunidade U.Porto poderão continuar a realizar testes gratuitos à COVID-19 sempre que o desejarem, necessitando apenas de o agendar previamente através da plataforma disponibilizada para o efeito.

Instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), o centro de testagem da U.Porto irá funcionar de segunda a quarta-feira, nas semanas de 20 a 22 e 27 a 29 de dezembro, retomando a sua atividade diária a partir de 4 de janeiro de 2022.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) para o SARS-CoV-2 são realizados por amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa, e os resultados são enviados por email cerca de 30 minutos após a realização do teste.

As pessoas com resultado positivo serão contactadas pelas Autoridades de Saúde para a confirmação de diagnóstico com recurso a análise por teste PCR.

Com esta medida, a U.Porto dá então seguimento ao programa de rastreio da COVID-19 implementado em abril passado, no âmbito do regresso à atividade presencial no Ensino Superior, e reforçado já no arranque deste ano letivo, A iniciativa acabaria por ser retomada em novembro passado, em resposta à evolução da situação epidemiológica em Portugal.