A Universidade do Porto vai alargar até ao final do mês de julho o programa de testes gratuitos de diagnóstico da COVID-19 disponibilizados desde o início de junho a toda a comunidade académica, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2.

Assim, qualquer membro da Universidade poderá agendar até 31 de julho a realização de testes rápidos de antigénio através do link disponibilizado para o efeito.

O centro de testagem da U.Porto está instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), funcionando durante os dias úteis, das 9h00 às 17h30.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) para o SARS-CoV-2 são realizados com a colaboração do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) através da recolha de amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa. Os resultado são enviados por email cerca de 30 minutos após a realização do teste.

Todas as pessoas que tiverem um resultado positivo serão contactadas pelas Autoridades de Saúde para a confirmação de diagnóstico com recurso a análise por teste PCR.

Os membros da comunidade académica que necessitem de realizar um teste por viagem de estudo (ex: mobilidade académica no âmbito do programa Erasmus +) ou de trabalho devem por sua vez agendar, pelo email [email protected], um teste PCR no âmbito da consulta do viajante do Centro Hospitalar Universitário do Porto.