“Todos os dias, somos confrontados com notícias sobre o novo coronavírus, muitas delas contraditórias…” É com esta frase/mote que começa o vídeo de apresentação do Ciência em 3 minutos, um projeto de comunicação de ciência que vem mobilizando sete jovens cientistas portuguesas na luta contra a desinformação nas redes sociais” sobre a COVID-19. Entre elas incluem-se Dora Dias e Joana Pinto Vieira, estudante do doutoramento em Ensino e Divulgação de Ciências e antiga estudante da licenciatura em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), respetivamente.

Na prática, o projeto aposta na disponibilização de pequenos vídeos em português em que, recorrendo a “informação científica clara e compreensível”, se procura explicar os factos por detrás das notícias sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo.

“Abordamos vários temas como as vacinas, os testes covid e o confinamento”, referem as autoras, todas elas com formação ligada às ciências da vida e comunicação de ciência.

Lançado no final do ano passado, o canal do Youtube do Ciência em 3 minutos conta já com cinco vídeos pensados ao pormenor. “Sem uma mensagem coesa, clara e facilmente compreensível, a sociedade poderá ficar confusa, sem saber como gerir o seu dia-a-dia no meio da pandemia”, explica Dora Dias.

Para fazerem chegar a mensagem à população, as autoras contam ainda com a ajuda da The Non-Conformist Scientist, um projeto liderado Ana Cadete, investigadora portuguesa atualmente em Boston (EUA) e principal mentora do Ciência em 3 minutos.

Com a pandemia a não dar tréguas em todo o mundo e, em particular, em Portugal, as jovens cientistas deixam por isso o apelo: “Juntem-se a nós no combate a uma nova pandemia, a infodemia, para termos uma mensagem de ciência, de saúde, fiável e facilmente compreensível”.

A atividade do Ciência em 3 minutos pode ser acompanhada através do Youtube e das páginas da The Non-Conformist Scientist no FacebookTwitterInstagram.