O projeto «Sperantis», criado por um grupo de jovens investigadores – a desenvolver os seus projetos de doutoramento – no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente selecionado pelo Movimento Transforma Portugal, que visa apoiar e divulgar iniciativas de estudantes que respondam à pandemia da Covid-19. O objetivo da iniciativa é informar estudantes do programa Erasmus, e outras pessoas que estão no nosso país mas não falam português, sobre a situação de COVID-19, plano de desconfinamento e medidas de contingência em vigor em Portugal.

«Somos todos estudantes de doutoramento do i3S e cruzamo-nos frequentemente com colegas estrangeiros aqui no instituto. Facilmente nos apercebemos das dificuldades que sentem para acompanhar a realidade do País onde estão a trabalhar/estudar», explica Helena Ferreira, uma das mentoras do projeto «Sperantis». Por isso, adianta, “quando tivemos conhecimento do Movimento Transforma Portugal, concebemos esta ideia e candidatámo-nos. Tivemos um financiamento de 400 euros, o valor máximo que pode ser atribuído”.

“Como o nosso público-alvo são jovens estudantes de Erasmus, optámos por criar uma página no Instagram para comunicar, de forma concisa e cativante, e em inglês, todas as medidas de desconfinamento, dizer o que pode ou não pode fazer-se e ainda partilhar sugestões de locais para visitar em segurança”, sublinha Helena Ferreira.

Bruna Costa, Pedro Alves, Helena Ferreira, Diana Fonseca, Rute Chitas e Duarte Moura são os criadores do projeto «Sperantis». (Foto: DR)

No âmbito do Sperantis, prossegue Diana Fonseca, outra das criadoras do projeto, “pretendemos também apelar ao contínuo cumprimento das medidas e cuidados de prevenção”. É também intenção deste grupo de seis estudantes de doutoramento “funcionar como linha de apoio logístico, caso algum estudante internacional fique infetado com COVID-19, providenciando um kit de bens essenciais, por exemplo”. Para tal, será divulgado um email de contacto através do Instagram e nos flyers que estarão disponíveis nas várias faculdades da U.Porto.

O Movimento Transforma Portugal é coordenado pela Fórum Estudante, em parceria com o Transforma Brasil, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, bem como da Fundação la Caixa e da Missão Continente.