O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), através da sua unidade de diagnóstico, o Ipatimup Diagnósticos, vai iniciar a partir de 18 de maio, a realização de testes serológicos para COVID-19 utilizando kits de resposta rápida. A iniciativa surge na sequência de um pedido de colaboração das autarquias do Porto e de Matosinhos e pretende avaliar a presença de anticorpos na população destes concelhos que tem estado na linha da frente de combate ao novo coronavírus.

No âmbito da parceria com a Câmara Municipal do Porto serão efetuados, já a partir de segunda-feira, mais de 1500 testes a trabalhadores da autarquia e empresas municipais.

O rastreio, que foi testado esta sexta-feira pelo presidente da autarquia e restantes membros do executivo camarário. será realizado em instalações montadas para o efeito no parque de estacionamento do i3S, funcionando em sistema de “drive thru”.

Além dos testes serológicos aos funcionários, será ainda realizado, em colaboração com a Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), um estudo epidemiológico nesta população. A recolha de dados para este estudo é feita através de um inquérito de rápido preenchimento que integra dados demográficos, profissionais e clínicos através da análise à imunidade à COVID-19.

Já o rastreio solicitado pela autarquia de Matosinhos, que terá início no dia 25 de maio, será realizado no Parque de Manhufe a cerca de 500 pessoas, nomeadamente funcionários municipais que estão na linha da frente. Entre eles incluem-se agentes da polícia municipal, bombeiros das quatro corporações de bombeiros e trabalhadores das juntas de freguesia.

A realização dos testes será feita pelos técnicos do Ipatimup Diagnósticos, assim como por investigadores voluntários do i3S.

Seguir o curso da pandemia

Segundo Paulo Canedo, gestor do Ipatimup Diagnósticos, este teste serológico consiste na deteção de anticorpos produzido após a exposição ao vírus SARS-COV-2 e que é responsável pela Covid-19″. Na prática, “o teste demora aproximadamente 10 minutos a ser realizado e permite identificar os indivíduos que já apresentam uma resposta imunológica a este vírus”.

“Com esta amostra, pretende-se estabelecer um ponto de partida para avaliar a presença de anticorpos nas populações dos concelhos do Porto e de Matosinhos”, acrescenta Claudio Sunkel, diretor do i3S. Este trabalho permitirá, por sua vez, “aferir de forma alargada qual a proporção de pessoas no distrito que eventualmente tiveram contacto com o vírus e, assim, estimar a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região”.

Os testes serão realizados por técnicos do Ipatimup Diagnósticos, assim como por investigadores voluntários do i3S. (Foto: i3S)

Autarcas elogiam iniciativa

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a realização destes testes serológicos “permitirá ,não só obter dados muito interessantes sobre o real estado imunológico desta população, como será também essencial, do ponto de vista dos Recursos Humanos, para poder afinar iniciativas e procedimentos a adotar no atual cenário de desconfinamento no universo municipal”.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destaca igualmente a importância destes testes: “Passada a fase de confinamento, e estando nós a preparar o regresso gradual aos locais de trabalho, é útil e necessária a realização destes testes serológicos para perceber o grau de imunidade dos nossos trabalhadores e adequar as medidas de segurança mediante os resultados que obtivermos”.

A autarca lembra ainda que ” autarquia de Matosinhos teve sempre uma grande preocupação com a testagem da população, nomeadamente a mais vulnerável. Desde o início da pandemia que o nosso esforço foi canalizado nesse sentido e tivemos no terreno diferentes modelos de realização de testes, adaptados às diferentes realidades”.