A Federação Académica do Porto (FAP) promove, entre os dias 18 e 21 de janeiro, uma Campanha de Testagem à COVID-19 aberta a todos os estudantes da academia, mas também à população em geral, a decorrer em várias instituições de Ensino Superior da cidade.

Durante os quatro dias da iniciativa, entre as 13h00 e as 18h00, todos os interessados têm a possibilidade de fazer testes rápidos antigénio, de forma gratuita, nos espaços indicados (ver cartaz). Basta, para tal, que ainda não tenham realizado os quatro testes mensais comparticipados pelo Estado.

A campanha arranca esta terça-feira, dia 18 de janeiro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Até ao final da semana, a iniciativa vai ainda passar pela Faculdade de Desporto (20 de janeiro) e pela Faculdade de Ciências (21 de janeiro).

Integrada na campanha “Continuamos Academia”, esta iniciativa pretende “servir de complemento às testagens a decorrer em cada IES” e tem como objetivo “estimular a responsabilidade social, o espírito de união e a segurança de toda a comunidade estudantil, nesta que é uma fase de retoma às instituições”, nota a FAP em comunicado.

U.Porto mantém centro de testagem aberto

Recorde-se que o centro de testes à COVID-19 da Universidade do Porto permanece aberto à comunidade académica neste arranque do segundo semestre letivo. Todos os estudantes, professores, investigadores e funcionários podem realizar testes gratuitos à COVID-19 (sem limitação de número) no centro de testagem instalado no edifício Abel Salazar (Largo Abel Salazar, junto ao Centro Hospitalar Universitário do Porto / Hospital Santo António), necessitando apenas de o agendar previamente.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) para o SARS-CoV-2 são realizados por amostras da nasofaringe obtidas com recurso a zaragatoa, e os resultados são enviados por email cerca de 30 minutos após a realização do teste.

De acordo com o protocolo estabelecido, as pessoas com resultado positivo serão contactadas pelas Autoridades de Saúde para confirmação de diagnóstico por teste PCR. No entanto, e considerando a evolução da pandemia em Portugal, aconselha-se, em caso de resultado positivo, o contacto com o SNS 24 – através do telefone 808 24 24 24, para agilização do processo.