Visitar o Museu de Serralves por metade do preço, assistir a um espetáculo no Teatro Nacional de S. João com um desconto de 50%, explorar gratuitamente os Museus da U.Porto, ou até mesmo o Museu de Arte Sacra de Arouca ou o Museu do Papel em Santa Maria da Feira… A partir de agora, tudo isto está ao alcance dos estudantes da Universidade do Porto – e não só – no âmbito do Corredor Cultural do Porto, resultado de uma parceria alargada entre a U.Porto, a Câmara Municipal do Porto e várias outras instituições de 15 autarquias da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Para além do acesso privilegiado às estruturas museológicas da Universidade do Porto e das autarquias da AMP aderentes, todos os estudantes do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, de todos os países abrangidos pelos acordos ERASMUS + – incluindo os internacionais (de grau ou mobilidade) e todos os novos estudantes que acabam de ingressar no Ensino Superior – passam assim a beneficiar de condições especiais no acesso a teatros e salas de espetáculo.

Desta forma, está, desde já, garantido um desconto de 50% no preço do bilhete para espetáculos de produção própria no Teatro Nacional São João, Teatro Campo Alegre, Teatro Municipal Rivoli e Coliseu do Porto, bem como descontos no bilhete de entrada no Museu de Serralves.

A entrada gratuita, ou com desconto, está também assegurada em estruturas museológicas de autarquias da Área Metropolitana do Porto. Assim sendo, fazem parte deste Corredor Cultural: Porto, Valongo, Arouca, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Vale de Cambra, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

São já cerca de 70 os espaços que estão acessíveis com condições especiais (ver lista completa). Para beneficiarem das mesmas, os estudantes da U.Porto deverão apenas apresentar o Cartão U.Porto.

A Galeria da Biodiversidade é um dos espaços que podem ser visitados gratuitamente pelos estudantes. (Foto: U.Porto)

O “primeiro passo de um projeto muito mais vasto”

O Corredor Cultural do Porto vem consolidar o compromisso da Universidade do Porto de criar oportunidades iguais para todos os estudantes universitários no acesso às artes, à cultura e ao património. A U.Porto robustece, assim, a sua missão de promoção e democratização do acesso à cultura.

Mas a ambição não se fica por aqui. Afinal, este é apenas “o primeiro passo de um projeto muito mais vasto”, assegura Fátima Vieira, Vice-Reitora com o pelouro da Cultura da U.Porto.

“Com o apoio do Ministério da Cultura, estamos a criar um Corredor Cultural Nacional e, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em coordenação com a Comissão Europeia, queremos desenvolver um Corredor Cultural Europeu”, adianta a responsável.

O lançamento do Corredor Cultural do Porto pretende assim abrir caminho à concretização de um Corredor Cultural Português, passível de ultrapassar as fronteiras nacionais, com cada universidade a assinalar as estruturas aderentes. No futuro, o objetivo é permitir que todos os estudantes universitários europeus possam, independentemente do país de origem, usufruir de um Corredor Cultural Europeu que inclua museus e salas de espetáculo.

No âmbito desta iniciativa, pretende-se que comunidade e academia trabalhem “temas comuns”, na construção de “valores sociais, ecológicos e de cidadania comuns”. O objetivo é “colocar a Cultura no centro da Universidade e da vida coletiva”, daí o compromisso de criar “públicos competentes, capazes de melhor fruírem dos discursos artísticos a que terão acesso”, remata Fátima Vieira.