Sebastião Feyo de Azevedo, antigo Reitor da U.Porto e antigo diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido pela Associação do Corpo Consular do Porto (ACCP) com o título de Associado Honorífico.

Atribuído por decisão da Assembleia Geral e pelos “relevantes serviços prestados à Associação ou por tal Honra lhes ser devida”, o antigo reitor passa a integrar uma lista muito restrita de Associados, da qual fazem parte nomes como Rui Moreira, atual Presidente da Câmara do Porto (CMP), Rui Rio, antigo Presidente da CMP, e José António Barros, antigo Presidente da Associação Empresarial de Portugal.

Licenciado em Engenharia Química pela FEUP (1973) e doutorado na mesma área pela Universidade do País de Gales (1982), Sebastião Feyo de Azevedo é Professor Catedrático da Universidade do Porto e investigador do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da FEUP.

No âmbito da sua atividade profissional como professor da FEUP, foi Diretor Nacional do Instituto de Sistemas e Robótica (1997-2004), Diretor do departamento de engenharia química (2001-2010), Diretor de cursos de licenciatura e de mestrado (2001-2007), Diretor de Programa Doutoral (2011-2014) e Diretor da Faculdade (2010-2014). Foi Reitor da Universidade do Porto entre junho de 2014 e junho de 2018.

Percurso académico e profissional

Em paralelo com a atividade ligada à FEUP, desempenhou cargos de relevo em diversos organismos académicos, científicos e profissionais, a nível nacional e internacional, nomeadamente os de Coordenador Nacional do Processo de Bolonha e Representante de Portugal no BFUG-Bologna Follow Up Group.

É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, membro da Academia de Engenharia e também Membro “ING-PAED IGIP – International Engineering Educator” do IGIP – Internationale Gesellschaft für Ingenieurpädagogik.

Na Ordem dos Engenheiros, integrou o Conselho de Admissão e Qualificação durante três mandatos e subsequentemente seu Vice-Presidente Nacional entre 2004 e 2010, num total de 15 anos de atividade. Em representação da OE, participou nas atividades da FEANI – Fédération Européenne d’Associations Nationales d’Ingénieurs, foi Membro do Conselho Administrativo e Vice-Presidente da ENAEE – European Network for Accreditation of Engineering Education, entre 2009  e 2012, e Presidente para 2007-2010 do Grupo Europeu em Educação em Engenharia Química, da Federação Europeia de Engenharia Química.

Colaborou ativamente na preparação dos padrões do sistema de acreditação europeu EUR-ACE, foi coautor do sistema de qualidade da Ordem dos Engenheiros OE+EUR-ACE, publicado em 2009, e coautor das Recomendações Europeias sobre a formação superior em engenharia química.

Recebeu ao longo da sua carreira várias distinções nacionais e internacionais. Entre elas destacam-se o George and Eleanore Meade Annual Award, atribuído pelo SIT-Sugar Industry Technologists Inc. (1994); a Medalha Dieter Behrens 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química; a Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário de Paredes; a Medalha de Mérito Profissional, atribuída pelo Município de Vila Nova de Gaia. Já em 2018, recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Estadual de Tbilisi, (Geórgia) e foi agraciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

A atribuição do título honorífico da Associação do Corpo Consular do Porto decorreu numa cerimónia da Associação, no passado dia 13 de novembro de 2019, na Sede da Fundação AEP,  na cidade do Porto.