Considerando as últimas atualizações sobre o novo vírus “Covid-19“, a Universidade do Porto relembra as recomendações emitidas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para a prevenção da transmissão desta doença respiratória aguda, designadamente:

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
– Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel ao lixo);
– Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Evitar contacto próximo com doentes com infeção respiratória.

Apesar de em Portugal, e até ao momento, ainda não ter sido registado qualquer caso de infeção as pessoas deverão também estar atentas à seguinte combinação de sintomas e fatores de risco:

– Tosse;
– Febre;
– Dificuldade respiratória;
– Realização de viagens recentes de/para zonas afetadas;
– Existência de contacto com doentes infetados.

Caso manifeste algumas destas combinações de sintomas / fatores de risco, deverá sempre contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a um serviço de saúde.

Recomendações para regressados de áreas afetadas

A DGS emitiu entretanto um conjunto de recomendações para regressados de uma área com transmissão comunitária ativa do COVID-19. Aos estudantes, funcionários e docentes da U.Porto que se encontrem nesta situação e que, ao abrigo destas recomendações, decidam permanecer em casa, é garantido que não terão penalizações do ponto de vista académico e profissional.

A Universidade do Porto criou uma task-force para acompanhar a evolução da situação, estando em contacto permanente com as autoridades de saúde pública para, eventualmente, propor a adoção das medidas recomendadas para a proteção da saúde da comunidade académica.