Gosta de cantar? É um profissional ou amador? O Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP) está a ‘recrutar’ novos talentos. As próximas audições realizam-se no dia 12 de outubro, sábado, entre as 15h00 e as 17h00, nas instalações do Coral, localizadas na Rua dos Bragas (a entrada ao sábado é efetuada pela Praça Coronel Pacheco).

As audições são abertas a todos os membros da comunidade académica – estudantes, professores, investigadores e colaboradores de todas as faculdades – e não é exigida qualquer formação na área musical. A prova vocal servirá apenas para conhecer a voz do candidato.

O próximo projeto do CLUP passa pela gravaçãode um novo CD. Para isso, o grupo abre as suas portas a todos os membros da comunidade académica da Universidade que pretendam cultivar o seu gosto pela música.

Os ensaios do CLUP realizam-se às segundas, quartas e quintas-feiras, às 21h00, e aos sábado,s às 15h30.

55 anos de música

Fundado há 55 anos por José Luís Borges Coelho, o CLUP é um coro amador e premiado em vários festivais nacionais e internacionais. Recentemente, obteve medalhas de ouro e prata no Festival Coral Internacional, em Lisboa.

A última gravação do CLUP, “Uma antologia (im)possível”, com orquestrações de Fernando Lopes Graça de canções tradicionais portuguesas, foi editada no quadro das comemorações do centenário da U.Porto, e representa a centralidade da obra de Lopes Graça no reportório do CLUP. A este, juntam-se muitos outros compositores portugueses que têm merecido a preferência do Coral, como Eurico Carrapatoso (ele próprio antigo membro do CLUP) ou Pedro do Porto. Obras de Mozart, Haydn, Schoenberg, Bach, Prokofiev e Beethoven são também frequentes nas atuações do grupo.