Na passada terça-feira, 21 de abril, o escritor e jornalista Richard Zimler esteve à conversa com um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Sob o pretexto de falar sem tabus, o tema da palestra centrou-se em torno da SIDA e da discriminação associada à doença.

Numa iniciativa organizada pelo Quórum – Fórum Político, um núcleo da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), o autor de obras como “O Último Cabalista de Lisboa” partilhou histórias e emoções livres de preconceitos com os futuros médicos da FMUP. O escritor radicado há vários anos em Portugal confidenciou, por exemplo, que a morte do irmão, devido ao vírus HIV, foi um acontecimento que o fez mudar enquanto pessoa e passar a questionar “a justiça da vida”.

Durante esta sessão informal, Richard Zimler presenteou os convidados com a leitura de dois excertos das suas obras “Insubmissos” e “O Evangelho Segundo Lázaro” e abordou a sua mudança para Portugal, em 1990, devido à situação pandémica da SIDA vivida em São Francisco.

“Acreditava-se que a SIDA era uma doença sobretudo causada pela homossexualidade com uma transmissão muito fácil e sem tratamento eficaz”, referiu Zimler, acrescentando que a mudança para o Porto “salvou a sua sanidade mental”.

“Ficamos perplexos com a discriminação”

Ao longo da conversa, o escritor e antigo professor do curso de Ciências da Comunicação da U.Porto partilhou um pouco da sua história com o marido Alexandre Quintanilha, com quem casou há 42 anos. Lutando contra o preconceito desde os tempos nos Estados Unidos, Zimler referiu que “é uma violência eu não viver a minha vida como eu quero, portanto, eu não aceito isso”.

“Ao vivermos a nossa sexualidade, percebemos que a nossa ‘opção’ é como ter olhos azuis, ou seja, é uma simples característica e é por isso que não percebemos de onde vem tanto ódio e tanta discriminação”, acrescentou o autor.

O final da sessão chegou com tons de esperança, tendo Richard Zimler elogiado as novas gerações por “procurarem viver sem preconceitos”, afirmando que “a ignorância destrói e é o epicentro de qualquer discriminação”.

Sobre Richard Zimler

Natural de Roslyn Heights (Nova Iorque), Richard Zimler licenciou-se em Religião Comparada na Duke University e é mestre em Jornalismo pela Stanford University. Nos Estados Unidos, mais concretamente, em São Francisco, trabalhou como jornalista durante oito anos, até se mudar, em 1990, para o Porto.

Na cidade Invicta, lecionou Jornalismo ao longo de 16 anos, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e, mais tarde, no curso de Ciências da Comunicação da U.Porto.

Autor de 11 romances, uma coletânea de contos e cinco livros infantis, que se tornaram bestsellers em vários países, Richard Zimler já conquistou diversos prémios literários, como o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction e o Prémio Herodotus.